Brand-News Publicidade 1200x90
15/03/2023 às 15h17min - Atualizada em 15/03/2023 às 15h17min

Poços vai participar do 5º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira - Regional Sul

FONTE E FOTO: Comunicação - Abrasel Sul de Minas Gerais - [email protected]
As inscrições estão abertas para o evento que será realizado em Varginha
 
Na quinta-feira (23/03), Varginha (MG) receberá o 5º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira - Regional Sul, no Teatro Mestrinho do Colégio Marista, a partir das 8h. O evento tem como objetivo a promoção e o fomento da gastronomia, da cozinha mineira e do turismo gastronômico. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site Sympla.
 
De acordo com o presidente da Abrasel Sul de Minas, André Yuki, o encontro é uma oportunidade de mediação e conexão do produtor até o cliente final, além de ter uma grande importância para o desenvolvimento e fomento da gastronomia.
 
“Essa edição é especial, pois conta com grandes palestrantes, como o Osvaldinho do Queijo D’Alagoa, eleito o melhor queijo do mundo na França pela segunda vez, e o chef Caio Soter, do restaurante Pacato, que já participou do reality Mestres do Sabor. Caio é especializado em comida mineira contemporânea, listado entre os 100 melhores do Brasil pela Revista Exame, e irá mostrar como o tema ‘A Nova Cozinha Mineira’ é um momento oportuno para o desenvolvimento e enriquecimento da gastronomia regional”, enfatizou André.
 
Ainda segundo o presidente da Abrasel Sul de Minas, os painéis durante todo o dia serão sobre a gastronomia dos cafés especiais, a identidade da cozinha mineira e o turismo gastronômico e suas experiências.
“Fecharemos o encontro com um jantar especial de confraternização no restaurante Água Doce, com a participação do chef Luciano Avellar, do Senac Minas. As entradas serão preparadas pela chef da casa, Mariza Balbino. Lembrando que os convites já estão esgotados”, ressaltou André.
 
A abertura do 5º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira - Regional Sul será marcada pelo Happy Hour Empresarial da Abrasel, na quarta-feira (22/03), no Pinga Com Torresmo. O evento reunirá o setor de alimentação fora do lar em um momento de informação e networking.
 
O encontro conta com o apoio de nove Instâncias de Governança Regionais (IGRs), entidades sem fins lucrativos, integradas por municípios da mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada.
 
Varginha é integrante da IGR Encantos de Minas e de acordo com a gestora Cynthia Assis, a gastronomia mineira já é um produto consolidado no mercado turístico internacionalmente.
“Trazer esse evento para a Região Encantos de Minas, especialmente em Varginha, é uma grande oportunidade de divulgar o que temos de melhor, além de despertar o olhar sobre a importância do turismo na geração de emprego, renda e mudança social na vida da população. Para nós é uma grande honra sediar esse evento, ao lado de parceiros tão relevantes para a região”, ressaltou Cynthia.
 
Segundo o presidente da IGR Serras Verdes do Sul de Minas, Fábio Noronha, o evento é de grande importância, pois valoriza cada vez mais a gastronomia mineira, que é uma das mais ricas e variadas do Brasil e conhecida por seus sabores marcantes, receitas tradicionais e ingredientes típicos da região, além de ser muito apreciada por todos os lugares do mundo, tornando-se uma importante atração turística para Minas Gerais.
 
POÇOS E A CERVEJA ARTESANAL - O presidente da IGR Caminhos Gerais e secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Fonseca Oliveira, espera que as políticas públicas de valorização da cozinha mineira possam ser cada vez mais exacerbadas para o turismo de forma geral.
“Ficamos muito felizes que as cidades e regiões estão abraçando de forma muito forte e concisa, a valorização da gastronomia e da cozinha mineira. A cerveja artesanal é uma peculiaridade mais forte de Poços de Caldas e estamos buscando fortalecer esse movimento há muito tempo. Conseguimos fazer com que os cervejeiros da cidade pudessem se unir e percebemos que no decorrer dos anos, a cidade tem sido referência em cerveja artesanal, não somente na fabricação, mas também nos inúmeros festivais”, enfatizou.
Ainda de acordo com Ricardo, a meta é fomentar cada vez mais esse importante setor econômico, que tem demonstrado geração de empregos e visibilidade nos eventos cervejeiros. “Estamos muito felizes com esse processo de incentivar essa área econômica fundamental para o desenvolvimento da cidade e para o turismo local”, concluiu.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.