15/03/2023 às 16h14min - Atualizada em 15/03/2023 às 16h14min

NOTAS RÁPIDAS - 15/03

ESTUDOS SUGEREM O MELHOR HORÁRIO DE TREINO PARA LONGEVIDADE, EMAGRECIMENTO OU HIPERTROFIA
 
Estudos sugerem que o melhor horário para praticar atividade física varia de acordo com o objetivo específico do indivíduo, como emagrecimento, ganho de massa muscular ou longevidade. O gênero do praticante e o melhor período de rendimento do dia também influenciam nos resultados. O segredo para viver mais, por exemplo, está nos exercícios depois do almoço.
Essa é a conclusão de um estudo liderado por pesquisadores chineses e publicado no mês de fevereiro na revista científica internacional Nature Communications. A descoberta foi feita a partir de dados coletados por sete anos em acelerômetros de mais de 90 mil britânicos. 
 
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
 
 
 
NOVO DESTINO TURÍSTICO “CORDILHEIRA DO ESPINHAÇO” SERÁ LANÇADO AMANHÃ (16/3), EM BELO HORIZONTE
 
A Serra do Espinhaço, considerada a única cordilheira do país e reconhecida pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera, dá nome ao novo destino turístico mineiro que será lançado nesta quinta-feira (16/3), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. A “Cordilheira do Espinhaço” abrange cinco cidades do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, e pretende ser referência entre os destinos de turismo de natureza.
A cerimônia de lançamento do destino terá a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. Na ocasião, serão apresentadas as ações já realizadas e as expectativas de curto, médio e longo prazo para fomentar o turismo no novo destino, e consequentemente, a geração de emprego e renda.
O lançamento do destino turístico “Cordilheira do Espinhaço” é uma iniciativa do Sebrae Minas e Governo de Minas em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Comitê Gestor da Reserva da Biosfera Unesco e as prefeituras de Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina
 
FONTE: Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas - [email protected]
 
 
 
BRIAN MAY, GUITARRISTA DO QUEEN, É CONDECORADO PELO REI CHARLES COM TÍTULO DE CAVALEIRO
 
O fundador e guitarrista da lendária banda de rock Queen (que significa rainha, em inglês) foi condecorado Cavaleiro do Império Britânico pelo Rei Charles no Palácio de Buckingham, em Londres. O músico, que também é doutor em astrofísica e ferrenho defensor dos direitos de animais, recebeu a honraria que lhe confere o direito de incluir o título de "Sir" antes de seu nome na terça-feira (15/3). Ele foi escolhido como cavaleiro por seus mais de 50 anos de serviços pela música e beneficência.
O Queen foi fundado por Sir Brian May e seu amigo, o cantor Freddie Mercury, em 1970, e ao longo das duas décadas seguintes se tornou uma das bandas britânicas mais importantes de todos os tempos. Entre os inúmeros grandes sucessos da banda estão os hinos dos estádios de futebol (e outros esportes) We Will Rock You e We Are The Champions, além da balada operática Bohemian Rhapsody, Don't Stop Me Now, da colaboração com David Bowie em Under Pressure e da supersampleada Another One Bites the Dust.
"Isso é tipo uma licença poética, um tipo de encomenda para continuar a fazer o que eu faço. Ou seja, estou muito feliz com isso", disse Sir Brian à BBC.
 
FONTE: BBC Brasil - @bbcbrasil
 
 
 
AULA ANTES DAS 9H PREJUDICA SONO E PIORA DESEMPENHO ACADÊMICO, DIZ ESTUDO
 
Será que ir para universidade muito cedo pode prejudicar o desempenho e a frequência acadêmica dos estudantes? Uma pesquisa avaliou a relação entre o horário de início das aulas e a presença dos alunos e encontrou um resultado que muitos podem considerar familiar: aquelas que começam antes das 9h prejudicam o sono dos estudantes e levam à menor frequência escolar em comparação àquelas iniciadas mais tarde.
No trabalho, os cientistas analisaram aulas das 8h às 16h e descobriram que a presença foi cerca de 10% menor nos cursos matutinos. Além disso, a proporção de estudantes que acordaram após o começo da aula quando o início se dava às 8h - o que os levou a perder a hora e a não conseguir acompanhar o conteúdo - também prejudicou a absorção do aprendizado. 
 
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
 
 
 
GOVERNO DE MINAS E BDMG LANÇAM EDITAL PARA FINANCIAR PREFEITURAS MINEIRAS
 
O governador Romeu Zema e o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, lançam nesta quarta-feira (15/3), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte (MG), o Edital de Municípios 2023. A edição amplia oportunidades de financiamento para as prefeituras mineiras, com crédito recorde de R$ 400 milhões, volume 33% maior que o do ano passado. A iniciativa também envolve a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
Na sequência, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Associação Mineira de Municípios (AMM) assinarão Acordo de Cooperação Técnica para a realização de ações conjuntas de apoio às prefeituras mineiras.
 
FONTE: Superintendência de Imprensa - Governo de Minas Gerais - [email protected]
 
 
 
THE TOWN 2023: INGRESSOS THE TOWN CARD ESGOTAM EM POUCO MAIS DE TRÊS HORAS
 
Mais uma vez a Rock World, empresa responsável pelo The Town e Rock in Rio, deixa sua marca na história do entretenimento. Na noite desta terça-feira, 14, o The Town - maior festival de música, cultura e arte de São Paulo - vendeu, na plataforma da Ticketmaster Brasil, todo o montante disponibilizado de The Town Cards, que equivalem a um ingresso de gramado, sem data pré-definida e é válido para um dia do evento. Em pouco mais de três horas o público encerrou a venda e reforçou toda a potência do festival, antes mesmo do anúncio de todos os artistas.
Entre os destaques desta venda de The Town Card está o número de pessoas que terminaram a pré-venda na fila. Cerca de 438 mil pessoas estavam prontas para comprar seus bilhetes no momento que os ingressos esgotaram. Pelo histórico de vendas da Rock World, cada pessoa compra em média 1.8 tickets. Isso significa que The Town poderia ter vendido somente nesta terça-feira 788 mil ingressos, ou seja, um festival e meio.
Mas ainda dá tempo de comprar os bilhetes para o aguardado festival. Em abril, daqui a exatos 35 dias, no dia 18, às 19h, acontece a venda oficial no site da Ticketmaster. Esta será a última oportunidade de fazer parte da primeira edição do festival, que estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 350 mil m2, que será totalmente renovada.
 
FONTE: Approach Comunicação - Jullia Araujo Bustamante - [email protected]
Link
Comentários »