15/03/2023 às 16h05min - Atualizada em 15/03/2023 às 16h05min

É Fantástico: pesquisador do ICMC mostra alucinações do ChatGPT

FONTE E FOTO: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP - [email protected]
c 
Professor Fernando Osório evidenciou, em reportagem do programa Fantástico, alguns exemplos das informações incorretas fornecidas pela nova ferramenta de inteligência artificial
 
“Quais são os brasileiros ganhadores do Prêmio Nobel?”, pergunta o professor Fernando Santos Osório ao ChatGPT, a famosa ferramenta de inteligência artificial capaz de responder a perguntas de modo natural, dialogar, escrever textos e fazer cálculos. A resposta surpreende: são listados nove nomes embora, na vida real, nenhum brasileiro tenha conquistado um Nobel.
 
Chamada de “alucinação”, um equívoco como esse não é uma exceção e está entre os exemplos apresentados pelo professor na reportagem exibida no último domingo, 12 de março, no programa Fantástico, da Rede Globo. Além de alertar para os riscos de confiar cegamente nas informações fornecidas pelo ChatGPT, Osório também ressalta a incapacidade da ferramenta ter sentimentos e consciência.
 
“Se eu tenho um papagaio em casa e ele diz ´eu te amo´, você vai acreditar que ele realmente está dizendo que tem um amor pela pessoa ou que ele está simplesmente falando a frase ´eu te amo´´?”, questiona o professor. “As máquinas são esses papagaios. Elas são capazes de dizer ´eu te amo´, ´eu gosto de você´, ´eu gosto disso´, ´eu odeio´, ´eu quero matar´, ´eu quero dominar o mundo´. Mas é um texto como qualquer obra literária”, diz Osório.
 
Ele acrescenta que, em breve, uma nova ferramenta de inteligência artificial promete sacudir o mercado, unindo o ChatGPT com os conhecimentos de busca do Bing. A ferramenta será apresentada pela Microsoft nesta quinta-feira, 16 de março, mas quem quiser dar uma olhada, já pode acessar a versão disponível na loja de aplicativos do Google Play. “Se o ChatGPT já está dando muito o que falar, essa novidade vai sacudir mais ainda o mundo”, prevê o professor.
 
SAIBA MAIS:
Confira a reportagem completa do Fantástico:
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/03/12/inteligencia-artificial-pode-ter-sentimentos-veja-o-que-a-ciencia-diz-sobre-robo-do-chatgpt-que-fez-declaracao-de-amor-para-humano.ghtml
 
Assista à íntegra do evento “O papo da vez é ChatGPT: por que um robô de conversação gera tanto debate?”:
www.youtube.com/watch?v=OGUZaQkHabI
 
Leia o artigo “ChatGPT: o robô que mostra como a inteligência artificial pode revolucionar nossas vidas”:
https://jornal.usp.br/artigos/chatgpt-o-robo-que-mostra-como-a-inteligencia-artificial-pode-revolucionar-nossas-vidas/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »