14/03/2023 às 15h24min - Atualizada em 14/03/2023 às 15h24min

NOTAS RÁPIDAS - 14/03

NEM CHOCOLATE EM BARRA, MAIS BARATO QUE OVO, ESCAPA DA INFLAÇÃO NA PÁSCOA
 
Em 12 meses até janeiro, os preços do chocolate em barra e do bombom acumularam alta de 13,61% no Brasil, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Trata-se da maior variação desde fevereiro de 2017. À época, os produtos haviam subido 17,23% em 12 meses, de acordo com os dados pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No acumulado até janeiro de 2023, a alta do chocolate em barra e do bombom (13,61%) supera a do grupo alimentação e bebidas (11,07%) e equivale a mais do que o dobro do IPCA geral (5,77%).
 
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
 
 
 
SOM LIVRE ANUNCIA LANÇAMENTO EXCLUSIVO DO ÁLBUM “TREM AZUL” NO STREAMING PARA O ANIVERSÁRIO DE ELIS REGINA
 
Dona de uma voz e presença de palco únicos e de um sorriso inesquecível, Elis Regina completaria 78 anos de idade no próximo dia 17 de março. Em tom de homenagem a uma das maiores artistas do Brasil e do mundo, a Som Livre presenteia o público com o lançamento exclusivo do álbum “Trem Azul” nas plataformas de música, pela primeira vez disponível para consumo digital. São ao todo 25 faixas que foram gravadas no último show de Elis, em 1981, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Em 2023 já se vão 41 anos de saudades da artista.
O lançamento marca a estreia oficial do álbum “Trem Azul” no meio digital e faz parte da campanha (Re)Descubra da Som Livre, que enaltece sucessos da música brasileira presentes no catálogo da gravadora. A iniciativa visa presentear os saudosistas e reapresentar para as novas gerações um pouco mais da história musical do nosso país.
 
FONTE: InPress Porter Novelli - Rodrigo Barone - [email protected]
 

 
CONHEÇA NASHIK, A CIDADE CONHECIDA COMO A “CAPITAL DOS VINHOS” INDIANA
 
Além de suas tradições milenares culturais, da gastronomia e da espiritualidade, a Índia também tem se tornado famosa pela produção de vinhos. Nashik, cidade do estado indiano de Maharashtra, é a capital do vinho no país.
“Nashik é considerada a cidade onde Rama, divindade hindu, esteve em seus anos de exílio e onde um pouco do néctar mítico chamado Soma caiu. É por isso que Nashik hoje é a capital do vinho”, explica Rajeev Suresh Samant, CEO da Sula Vineyards.
A tradição da produção de vinhos indianos vem de muito tempo. Há 500 anos já havia vinhedos em Caxemira, por exemplo. Sob o comando britânico, bebidas alcoólicas começaram a ser consumidas naquele país.
“Agora, [a produção] está voltando novamente e ficando mais popular. Os vinhos indianos estão sendo bastante consumidos no exterior.”
E é possível combinar vinho com a própria gastronomia indiana. “Pelo mundo, a comida da região combina com o vinho da região. Não é fácil [harmonizar] com especialidades indianas, mas existem combinações de sucesso”, afirma Karan Vasani, vinicultor-chefe da região.
 
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
 
 
 
“NUNCA IMAGINEI QUE LIDERARIA IGREJA CATÓLICA NA “3ª GUERRA MUNDIAL”, DIZ PAPA FRANCISCO
 
Jorge Bergoglio, o primeiro papa latino-americano da história, que na última segunda-feira (13) completa dez anos como o líder da Igreja Católica, já imaginava se deparar com tensões na chefia da instituição. Mas não esperava ser papa "nos tempos da Terceira Guerra Mundial".
A declaração foi dada pelo próprio papa Francisco em um episódio do Popecast, o podcast produzido pela mídia do Vaticano com o pontífice e divulgado na efeméride que celebra uma década no cargo.
O papa se refere à Guerra da Ucrânia, que fez o fantasma de um terceiro conflito global sair do armário. Francisco, que nasceu em Buenos Aires, na Argentina, tem pedido paz em seus discursos, e a guerra já chegou a ampliar a rusga histórica entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Russa.
 
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
 
 
 
EDITAL SELECIONA ENTIDADES PARA PARCERIA EM EVENTOS ESPORTIVOS
 
A Prefeitura publicou um edital de chamamento público para a seleção de propostas de pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos (entidades e associações beneficentes) interessadas em oferecer apoio e patrocínio em eventos esportivos promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes. A publicação, disponível no Diário Oficial do Município, menciona o 1° Troféu Destaque Esportivo Antonio Carlos Pereira, que vai ser realizado no dia 28 de abril. O patrocinador poderá colaborar na execução de determinados projetos ou eventos visando associar sua imagem e marca e obter contrapartida.
O patrocínio será ofertado em cota única relacionado a materiais e serviços. Mais informações podem ser obtidas acessando o edital completo ou pelo telefone (35) 3697-2081.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas


 
MINAS GERAIS RECEBE MAIS DE 1,1 MIL DOSES DE VACINA CONTRA MONKEYPOX
 
Minas Gerais recebeu, nesta terça-feira (14/3), a primeira remessa de vacinas para a pré e pós-exposição ao vírus monkeypox. O Ministério da Saúde enviou 1.101 doses do imunizante ao estado, indicadas para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, considerados de alto risco para infecção por varíola ou monkeypox.
Após o recebimento na Central Estadual de Rede de Frio, em Belo Horizonte (MG), os imunizantes passam por conferência para, em seguida, serem enviados às Unidades Regionais de Saúde, para repasse aos municípios. Vale lembrar que é da gestão municipal a responsabilidade por organizar a administração das vacinas na população-alvo em seus territórios.
Segundo a coordenadora estadual de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, 1.077 doses serão utilizadas para a vacinação pré-exposição. “Esse quantitativo será destinado a imunizar 50% do público-alvo com duas doses. O envio de mais doses dependerá do andamento da vacinação e da demanda local”, explica Josianne.
As outras 24 doses, conforme a coordenadora estadual, serão destinadas à chamada pós-exposição. 

FONTE: Sec.Geral - Superintendência de Imprensa - [email protected]
 
 
GOVERNO LANÇA PLANO ESTADUAL DE BENS CULTURAIS DA FÉ E SUA PROMOÇÃO TURÍSTICA
 
O Governo de Minas Gerais apresentou nesta terça-feira (14/3), no Museu Mineiro, em Belo Horizonte (MG), o Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística. Na ocasião, também foi lançado o projeto turístico Minas Santa, desenvolvido para divulgação da programação turística para a Semana Santa
Os objetivos das iniciativas são promover, capacitar e estruturar o turismo religioso em Minas Gerais, posicionando o estado entre os principais destinos de fé do país. 
Participaram da estratégia as Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Social (Sedese), polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG), além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)
 
FONTE: Sec.Geral - Superintendência de Imprensa - [email protected]
Link
Comentários »