13/03/2023 às 15h00min - Atualizada em 13/03/2023 às 15h00min

Vereador Sílvio de Assis solicita implantação de lixeiras para coleta seletiva nas escolas

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
Uma Moção de Apelo foi aprovada pela Câmara de Poços, na última semana, solicitando à Prefeitura a instalação de lixeiras coloridas para coleta seletiva em todas as unidades de ensino da rede municipal. A proposição é de autoria do vereador Sílvio de Assis (MDB).
           
O vereador ressalta que foi procurado por várias escolas que demonstraram o interesse em iniciar um processo de conscientização sobre a importância da coleta e reciclagem dos materiais. “Hoje, em nosso município, temos muitas escolas que gostariam de ensinar aos estudantes de forma prática, desde os mais novos até os de ensino médio, a necessidade da coleta seletiva. Isso contribui para a formação de um cidadão mais consciente a respeito das responsabilidades com o meio ambiente”, afirma.
           
Segundo o parlamentar, apesar da boa vontade da comunidade escolar, o fato de as instituições não possuírem as lixeiras coloridas dificulta esse trabalho. “Por isso estamos pedindo uma atenção especial do Executivo. Como o lixo é todo jogado no mesmo local, existe uma dificuldade maior para coleta e separação dos órgãos competentes, além de não estimular a educação dos alunos e demais pessoas que frequentam as unidades com relação a esse assunto”, diz.
           
O autor cita, na Moção, a Lei Federal n. 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A norma trouxe ao país uma série de inovações para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos. “Uma legislação que tem como objetivo principal administrar a maneira que lidamos com o lixo e cobrar uma logística reversa, tanto nos setores públicos como privados. Essa lei determina a coleta seletiva como obrigação dos municípios e precisamos criar ações que contribuam para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida para a população”, conclui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »