13/03/2023 às 15h26min - Atualizada em 13/03/2023 às 15h26min

NOTAS RÁPIDAS - 13/03

É DO BRASIL! BAURU ESTÁ ENTRE 50 MELHORES SANDUÍCHES DO MUNDO
 
O bauru, tradicional lanche de rosbife com queijo derretido, tomate e picles no pão francês, é o 38º melhor sanduíche do mundo, segundo avaliação da enciclopédia gastronômica TasteAtlas divulgada na última semana. Este mix que ultrapassou as fronteiras da gastronomia de boteco levou uma nota 4,2 (de 5 pontos possíveis) no levantamento da publicação, desbancando receitas famosas como a torrada com avocado dos americanos, o jibarito cubano, além das arepas com reina pepiada dos venezuelanos.
Considerado um "verdadeiro clássico brasileiro", o Bauru teve sua história apresentada ao público internacional. "Ele foi inventado nos anos 30 por Casimiro Pinto Neto, que era conhecido como Bauru por causa de sua cidade natal. O estudante de direito era cliente do restaurante Ponto Chic, em São Paulo, e disse ao cozinheiro para preparar um sanduíche especial só para ele", relata o Atlas.
 
FONTE: UOL Nossa Cozinha
 
 
 
PROCURA POR CURSO DE PSICOLOGIA NAS FACULDADES EXPLODE NO BRASIL
 
A procura de estudantes brasileiros por faculdades de psicologia explodiu nos últimos anos. De 2010 para 2021, o número de matrículas nessa graduação mais do que dobrou no país, indo de 136,4 mil para 289,8 mil, um crescimento de 112,4%. Como comparação, no mesmo período, as matrículas em todo o ensino superior brasileiro apresentaram um aumento de 41%, somando cursos presenciais e a distância.
Se consideradas as matrículas no ensino superior presencial, houve uma queda nesse mesmo período no país, em torno de 3%.
 
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
 
 
 
CORRE, QUE VAI FECHAR!
 
“O Instituto Moreira Salles é um dos meus lugares favoritos no Rio de Janeiro, porém ele está com data marcada para fechar”, adiantou o influenciador digital Enzo Martin. Segundo ele apurou, no dia 26 de março as atividades se encerrarão para que a casa passe por uma restauração e sejam construídas novas estruturas para abrigar o acervo do instituto. A previsão é que as obras durem em torno de 4 anos.
“Então já planeje uma visita de despedida e aproveite para comer no @emporiojardimrio, que a gente ama!”, recomendou.
 
FONTE: Tesouros do Brasil - @tesourosdobrasil
 
 
 
“O AUTO DA COMPADECIDA” GANHARÁ SEQUÊNCIA APÓS 25 ANOS
 
O clássico brasileiro “O Auto da Compadecida” vai ganhar uma sequência após 25 anos. O retorno da dupla Chicó e João Grilo foi anunciada pelos próprios atores, Selton Mello e Matheus Nachtergaele, neste domingo (12) nas redes sociais.
Segundo a publicação, o filme está previsto para 2024 e será dirigido por Guel Arraes, também responsável pelo primeiro longa, e por Flávia Lacerda.
“Fazer o Chicó novamente, ao lado do João Grilo, é uma emoção gigante, que nunca imaginei reviver! Nosso time é de craques, faremos o Auto 2 à altura da grandeza do nosso filme do peito e celebrando a memória de Ariano Suassuna. O Brasil esperava e merecia esse presente”, escreveu Mello na publicação.
“O Auto da Compadecida” é baseado na obra do escritor paraibano Ariano Suassuna, que morreu em 2014.
“Aprendi muito a amar o Brasil e seus palhaços no sertão de Suassuna… no sertão brincante de nós! É muito emocionante reecontrar Chicó e João Grilo agora, 25 anos depois: que as Bodas de Prata do ´Auto da Compadecida´ sejam uma celebração e uma renovação pros coração! Bora bora, Caxangá”, disse Nachtergaele.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
JOVEM PAN LANÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA A NOVA TEMPORADA DO PROGRAMA “DIRETO AO PONTO”, COM ADALBERTO PIOTTO
 
A Jovem Pan estreia nesta segunda-feira, 13 de março, às 21h30, a nova temporada do programa de entrevistas "Direto ao Ponto", com apresentação do jornalista Adalberto Piotto.
A primeira entrevista contará com a participação de Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo e atual Secretário de Governo e Relações Institucionais do Governo do Estado de São Paulo. Na bancada estarão o jornalista Cláudio Dantas e o jurista, político e professor Fernando Capez.
A nova temporada do "Direto ao Ponto" oferecerá uma análise crítica sobre os temas em discussão para quem busca entender melhor os acontecimentos do Brasil e do mundo. O programa será sempre às segundas-feiras e contará com uma bancada de jornalistas convidados.
 
FONTE: Spokesman Comunicação - Guilherme Bottura - [email protected]
 
 
 
 
MINAS TERÁ 1ª FÁBRICA DE GERADORES DE HIDROGÊNIO VERDE DA AMÉRICA LATINA
 
O grupo Neuman & Esser (NEA) lançou, no domingo (12/3), a pedra fundamental para construção da primeira fábrica de geradores de hidrogênio verde da América Latina. Para abrigar a fábrica, o grupo vai ampliar a unidade da empresa no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte (MG).
O investimento previsto é de R$ 70 milhões, com geração de 75 empregos diretos especializados. A fábrica do NEA ajuda a consolidar Minas Gerais como líder na transição energética no Brasil e um dos principais polos produtores de energia limpa no mundo. 
“Vamos investir na extensão de nossa capacidade produtiva em Belo Horizonte, quadruplicando nossa área industrial, com foco no processo de fabricação de eletrolisadores e reformadores para geração de hidrogênio, utilizando tecnologia própria”, conta o diretor-geral da Neuman & Esser Brasil, Marcelo Veneroso
A fábrica da NEA será capaz de fabricar e integrar equipamentos para produção de hidrogênio verde, como eletrolisadores de tipo PEM e alcalino e reformadores de etanol e biometano ou gás natural, podendo ser adaptados de acordo com a necessidade e os recursos disponíveis em cada local de produção. 
Serão produzidos, inicialmente, módulos de 1 a 5 MW de potência, “containerisados”, com capacidade total de 70 MW por ano. Recentemente, a NEA entregou e comissionou o maior eletrizador do tipo PEM instalado na América Latina, 100% industrializado na unidade atual de Belo Horizonte.
 
FONTE: Sec.Geral - Superintendência de Imprensa - [email protected]
Link
Comentários »