10/03/2023 às 16h31min - Atualizada em 10/03/2023 às 16h31min

NOTAS RÁPIDAS - 10/03

PREFEITURA DE SÃO PAULO LANÇA APP DE TRANSPORTE PARA CONCORRER COM UBER E 99
 
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (9) que vai lançar um novo aplicativo de transporte individual. Chamada de MobizapSP, a plataforma contará com motoristas autônomos e será administrada pela gestão pública, que entra no mercado para concorrer com empresas como Uber e 99.
O app já está disponível para iOS e Android, mas ainda não há previsão de quando será possível realizar as viagens. À CNN, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que será necessário que a plataforma tenha um número mínimo de 10 mil a 12 mil motoristas para que ela inicie a operação.
Em relação ao preço das corridas, a prefeitura de São Paulo disse que o valor da tarifa por quilômetro rodado e o tempo de viagem ainda estão em estudos. No entanto, o diferencial é que o MobizapSP não terá tarifa dinâmica, o que, segundo a capital paulista, pode tornar os preços mais baratos durante horários de pico.
O MobizapSP é voltado apenas para as viagens que tenham como partida vias na cidade de São Paulo. O destino varia de acordo com cada cliente, que pode ser em outras cidades. As corridas podem ser pagas com dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo.
 
FONTE: CNN Brasil Business - @cnnbrasilbusiness
 
 
 
TÉCNICA DO “QUARTO BRANCO” DO BBB JÁ FOI USADA COMO TORTURA MODERNA
 
O famoso quarto branco do Big Brother Brasil apareceu no reality pela primeira vez em 2009 como um desafio/punição para os participantes, que testam seus limites lá dentro.
Olhando de fora, pode parecer relativamente fácil superar esta prova. Mas as privações sensoriais de um espaço como este podem gerar problemas irreversíveis ao corpo e à mente em menos de três dias. A técnica, inclusive, já foi usada como um tipo de tortura moderna em alguns países como o Irã.
“Ao fim de oito meses, eu não conseguia lembrar a cara da minha mãe ou do meu pai sequer. Quando eles me libertaram, eu não era mais uma pessoa normal”, contou à CNN o iraniano Amir Fakhravar. Ele ficou detido em uma prisão secreta do Irã por oito meses no ano de 2004 por se rebelar contra o regime autoritário.
Um estudo de 2016, feito por especialistas da universidade de Portsmouth, na Inglaterra, concluiu que experimentos de privação sensorial podem resultar em delírios, alucinações auditivas e visuais, instabilidade de crenças e mudança de atitudes. Em último caso, a despersonalização faz com que algumas pessoas percam progressivamente o contato com a realidade.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
MUSICAL WICKED VOLTA AO BRASIL NO TEATRO SANTANDER, NA CAPITAL PAULISTA
 
Wicked, o maior sucesso da Broadway escrito no século 21, é a história não contada das bruxas de Oz, em referência ao clássico filme de 1939. Apresentado por Ministério da Cultura e Comgás, está sendo apresentado desde ontem (9) no Teatro Santander, no Complexo JK Iguatemi, em São Paulo (SP).
Baseado no romance de Gregory Maguire, Wicked conta a história de uma extraordinária odisseia e a amizade improvável de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, e Glinda, a Bruxa Boa do Norte. O musical aborda questões ligadas à injustiça e ao preconceito; é cômico e emocionante ao expor que há sempre pelo menos dois pontos de vista para uma mesma história.
Declarado o “melhor musical da década” pela Entertainment Weekly e “um fenômeno cultural” pela Variety, o espetáculo esteve em cartaz no Brasil, no Teatro Renault (SP), em 2016, e foi assistido por mais de 340 mil pessoas.
A Universal Pictures está produzindo dois filmes musicais que levarão a história de Elphaba e Glinda às telonas, com estreias previstas para 2024 e 2025.
 
FONTE: Comgás - Michelle Muniz - [email protected]
 
 
 
MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO LIDERAM NA BUSCA POR CASAMENTOS NO MÊS DE MARÇO
 
Março começou e a programação para as festas de matrimônio estão a todo vapor. Em 2021, a plataforma iCasei, que é um site de noivos com listas de presentes, registrou mais de 63 mil casamentos, sendo que 30,5% foram realizados no primeiro semestre e 69,5% a partir da segunda metade do ano. No entanto, em 2022, o iCasei contabilizou mais de 74 mil casamentos, sendo que 52,8% aconteceram no primeiro semestre e 47,2% estão previstos para o segundo. Ou seja, os brasileiros estão optando por casar mais na primeira metade do ano.
O estado que lidera a busca por casamentos no mês de Março é Minas Gerais, seguido do Espírito Santo e do Paraná. A tradição da cerimônia tem o costume de ser realizada em maio, mas com o pós pandemia, as pessoas perceberam que em março tem sido o melhor mês para se casar, pois o calor começa a diminuir, tornando o clima mais apropriado, bem como entoava Tom Jobim: “São as águas de março fechando o verão e a promessa de vida no teu coração”.
Minas Gerais é o estado que mais demandou por serviços de casamento no ano de 2022 e segue sendo o que mais demanda em 2023. Segundo a plataforma GetNinjas, maior portal para contratação de serviços do Brasil, a procura por serviços referente a matrimônio cresceu 129% em 2022 comparado ao ano de 2019, pré- pandêmico.
 
FONTE: Queissada Comunicação - Gustavo dos Santos Souza - [email protected]
 
 
 
CURSO PARA GESTANTES: UNIMED POÇOS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
 
O Curso para Gestantes, oferecido gratuitamente pela Unimed Poços, está com inscrições abertas para toda população. Os encontros serão realizados nos dias 27, 28 e 29 de março, no auditório da cooperativa de saúde, localizada na Avenida Gentil Messias Kitate, 217 - Vila Cruz.
Durante o curso, a equipe multidisciplinar da Unimed - composta por obstetra, pediatra, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeira obstetra - vai abordar temas como as modificações físicas e emocionais durante o período gestacional, o papel e importância da rede de apoio, além dos cuidados básicos com recém-nascido e amamentação.  
Os interessados podem fazer a inscrição aqui: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSWLXbR-FL0rWaiV4ksVzTYu6kkJAz195QDZgAHVADtFgwHg/viewform?usp=pp_url) ou através dos telefones (35) 3729-3366 ou (35) 3722-3373.  
 
FONTE E FOTO: Alice Dionisio - Comunicação e Marketing Unimed Poços de Caldas
 
 
 
DEFESA SOCIAL PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE OBTENÇÃO DE RECURSOS EM CASOS DE CALAMIDADE
 
O coordenador da Defesa Civil, Mauro Barbosa, e o diretor do Demutran, Bruno Magalhães, participaram em Pouso Alegre (MG) de uma capacitação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) sobre captação de recursos em situações de emergência ou calamidade pública.
O evento aconteceu na última quarta-feira (8), no auditório do 20º Batalhão de Polícia Militar, com participação de representantes de defesas civis de vários municípios da região. O objetivo foi instruir detalhadamente os órgãos municipais sobre como proceder para obter recursos estaduais e federais em casos de desastres naturais e demais situações de urgência relativas às cidades.
“Foi muito importante para que os municípios saibam como usar as ferramentas do sistema estadual e do sistema federal para captar recursos em casos de situações calamitosas nas cidades. Foi uma captação de atualização essencial”, disse Mauro Barbosa. Em Poços, a Defesa Civil e o Demutran fazem parte da Secretaria Municipal de Defesa Social.
Em Minas Gerais, o número de municípios em situação de emergência chegou a 274 por conta das chuvas. Em janeiro, o sul do estado tinha 24 cidades em estado de emergência. Embora não seja o caso de Poços de Caldas, o município está atento aos volumes pluviométricos e a ocorrências pontuais.

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
 
 
Link
Comentários »