09/03/2023 às 16h11min - Atualizada em 09/03/2023 às 16h11min

Referência em turismo histórico e de aventura, São José do Barreiro completa 164 anos com leque de atrações

FONTE E FOTOS: [email protected]
C 
Município está em festa para receber visitantes que, além das rotas turísticas já consagradas, aproveitam programação local de aniversário
 
Opção de turismo voltado ao descanso, ao contato com a natureza, à aventura e à história do Brasil, São José do Barreiro completa 164 anos nesta quinta-feira (9). E, para comemorar, a cidade programou várias atrações gratuitas, que possibilitará aos visitantes maior imersão na cultura local.
Quem se hospedar em SJ Barreiro entre os dias 8 e 12 de março conhecerá o lado festivo do município de cerca de 5 mil habitantes, que além de integrar o Vale Histórico, região das estâncias turísticas que detêm rico patrimônio histórico, é denominado como “Paraíso do Trekking no Brasil”.
 
A programação de aniversário teve início às 19h da quarta-feira (8) e seguirá até o fim da tarde de domingo (12). Estão previstos shows musicais noturnos com estilos variados e exibições de filmes na praça da Matriz de São José. Também haverá desfile cívico, recreação para crianças, além da realização da 1ª Corrida de Rua de Barreiro, que é um dos destaques do festejo.
 
CLIMA DE FESTA - Prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga ressalta que a cidade está em clima de festa para receber os visitantes. “Estamos de braços abertos para os turistas e, com a programação de aniversário, será possível que eles conheçam, além das rotas turísticas, o nosso povo e costumes”, ressalta.
A secretária de Turismo de São José do Barreiro, Ana Paula Almeida, reforça o convite. “Visitar a cidade durante uma época especial como essa com certeza trará uma experiência única ao turista. A cidade está preparada para receber um movimento maior da rede hoteleira no período”, observa.
 
TURISMO HISTÓRICO - Localizada no Vale do Paraíba, aos pés da Serra da Bocaina, entre São Paulo e Rio de Janeiro, São José do Barreiro é uma das 70 estâncias turísticas do Estado.
Ao caminhar pelo quadrilátero, o turista já tem outra sensação da história viva, bem no estilo colonial do Ciclo do Café.
O povoado de SJ do Barreiro surgiu na época do Brasil Colônia, como um ponto onde os tropeiros descansavam durante a Ciclo do Ouro, entre o Rio de Janeiro e a atual cidade de Ouro Preto. Foi no Ciclo do Café, contudo, que a cidade se estabeleceu e cresceu, ocupando importante lugar na cafeicultura paulista.
Atualmente, os casarões e palacetes da época colonial se misturam à paisagem rural e bucólica das grandes fazendas, proporcionando uma experiência diferenciada aos turistas.
 
ECOTURISMO - Rota excepcional para contato natureza, SJ do Barreiro oferece opções em ecoturismo no Parque Nacional da Serra da Bocaina, um patrimônio natural reconhecido pela Unesco. Trilhas, mirantes, cachoeiras garantem muitas possibilidades de bons passeios, além de esportes como o trekking ou voo livre.
 
GASTRONOMIA - Entre os casarões coloniais erguidos no centro da cidade, facilmente se encontra a culinária tropeira, com farta opção de pratos, entre eles a farofa da içá e doces típicos. Ali também o visitante pode conferir a variedade de itens do armazém que funciona bem ao molde das antigas vendas, onde os tropeiros paravam para repor seus mantimentos e seguirem viagem.
 
Acompanhe nas redes sociais: https://www.instagram.com/turismosjb/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »