07/03/2023 às 15h53min - Atualizada em 07/03/2023 às 15h53min

Chefs criam receitas inusitadas para o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha

FONTE: [email protected] - FOTOS: Divulgação
“Mineirice Café & Queijo”, da Fazenda Maria da Fé (MG)
C 
Evento, com duração de dois meses, reunirá restaurantes e similares de 28 cidades de São Paulo e Minas Gerais
 
Faltando menos de três meses para o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho, chefs de cozinha, pizzaiolos, bartenders, chocolateurs e baristas estão a todo vapor produzindo e caprichando em seus produtos, entre carnes, massas, risotos e pizzas.
 
O festival será o maior evento do gênero do país em duração e irá reunir diversos municípios dos dois estados simultaneamente. São gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.
  

Casa Geraldo, de Andradas (MG), criou para o festival o Stinco de Cordeiro, preparado ao molho roti e polenta cremosa. Uma das mais conhecidas e importantes vinícolas do Sul de Minas, seria natural que a Casa Geraldo utilizasse um de seus vinhos na receita do prato.
Os chefs Henrique Benedetti e Betsaba Maltempi acrescentaram um vinho branco, que deixou a iguaria ainda mais saborosa, além de cebola, cenoura, alho cru, óleo de soja, tomilho, alecrim, salsão, tomate, parmesão, manteiga, fubá, molho roti e azeite de trufas.
O Stinco de Cordeiro será servido aos turistas e moradores de Andradas por meio de um menu de quatro tempos, sendo couvert, entrada, o prato principal e sobremesa inclusos.
 
A tradicional galinhada mineira ganhará no 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha uma homenagem digna de um dos pratos mais apreciados de Minas Gerais.
Osteria La Pianta, de Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), criou o Pollo em Minas, um típico risoto italiano que se entrega às referências mineiras. A chef Graça Andrietta acrescentou outros elementos icônicos da gastronomia mundial para elevar a experiência.
A Osteria, que funciona na Pousada La Pianta, agregou calabresa e sobrecoxa defumadas ao arroz arbóreo. As duas iguarias são produzidas pela Manduca Charutaria Artesanal. Tudo isso evolvido por um mix de especiarias. O prato é finalizado com uma sobrecoxa desossada laqueada, com mel apimentado, inspirada no pato de Pequim.
 
RESTAURANTES PARTICIPANTES - De acordo com a gerente de Marketing do festival, Jéssica Aquino, até o momento 27 estabelecimentos, entre restaurantes, bares, gastrobares, pizzarias, produtores artesanais e vinícolas, já estão inscritos no evento. “Muitos dos restaurantes ainda estão criando receitas, realizando testes e degustações para participar do festival, o que elevará o número de participantes até 31 de março, quando se encerram as inscrições”, explica.
Ainda segundo Jéssica, consequentemente, a quantidade de municípios irá aumentar. “Levando em consideração os restaurantes que ainda enviarão suas inscrições, no total, estimamos em 28 cidades participantes nos dois estados”, concluiu. Até o momento, são 13 municípios confirmados, sendo cinco do estado de São Paulo e oito de Minas Gerais. Confira:
 
SÃO PAULO:
. Campos do Jordão: Coze
. Cunha: Espaço Drão Restaurante e Ateliê e Kallas da Serra
. Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi
. São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria
. São Francisco Xaver: Casa da Bella, Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, SP-50 Beer e Villa K2
 
MINAS GERAIS:
. Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, Minas Coffee Cafeteria, Pizzaria Tradicionalle e Restaurante Soberano Steak House
. Extrema: Tulha da Serra
. Gonçalves: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria e Restaurante Vitória
. Itajubá: The Gustta Foodtruck
. Itamonte: Encantamonte
. Maria da Fé: Fazenda Maria da Fé e Pizzaria Casa Rosada
. Monte Verde: BBQRoad Burguer e Osteria La Pianta
. São Thomé das Letras: Jardim Secreto
 
 
SERVIÇO:
1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha  
Início: 2 de junho de 2023
Término: 30 de julho de 2023
Informações: (11) 9-5435-3665 | @saboresdamontanha_br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »