06/03/2023 às 15h33min - Atualizada em 06/03/2023 às 15h33min

NOTAS RÁPIDAS - 06/03

CACHORRO É REPROVADO EM CRECHE E VIRALIZA
 
Socialização, atividades ao ar livre, aprendizado e até nota no boletim. Essas características poderiam se encaixar perfeitamente em creches cheias de crianças, mas há um detalhe muito importante: todas essas tarefas são voltadas para os pets.
O número de creches que tratam os nossos amados animais de estimação com muito mimo e como se fossem crianças viraram sensação no Brasil. Nas redes sociais, vídeos de tutores bem-humorados que mostram a rotina dos cachorros na creche muitas vezes viralizam. Mas um episódio de uma mãe de pet indignada que seu “filho” foi reprovado ganhou a internet dia 2 de março.
Nas redes, a tutora chamada Fernanda revelou que seu pet, Bob Fernandes, foi reprovado em um teste de avaliação na creche de uma cidade que ela se mudou recentemente. Embora não tenha revelado os motivos da reprovação no post, usuários teorizam que o comportamento tímido e desconfiado diante de outros cães e do novo ambiente tenha contribuído.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
CAMINHADA DIÁRIA PODE PREVENIR ATÉ 10% DAS MORTES PREMATURAS, INDICA ESTUDO
 
Um estudo da Universidade de Cambridge descobriu que se todo mundo fizesse apenas 11 minutos de atividade física por dia (o que equivaleria a cerca de 75 minutos por semana), uma em cada 10 mortes prematuras poderia ser evitada.
A maioria das pessoas não consegue praticar o mínimo recomendado de 150 minutos de exercício por semana. Mas, de acordo com os pesquisadores, praticar algum exercício é melhor do que não fazer nada.
O NHS, serviço público de saúde britânico, recomenda que todo mundo faça de 150 a 300 minutos de atividade física que aumente a frequência cardíaca toda semana - ou de 75 a 150 minutos de atividade vigorosa por semana, aquela faz você respirar com dificuldade.
"Se você achar que 75 minutos por semana é administrável, tente ir aumentando gradualmente até a quantidade total recomendada", disse o coordenador do estudo, Soren Brage.
A análise, publicada no British Journal of Sports Medicine, foi baseada em pesquisas publicadas anteriormente sobre os benefícios do exercício em aproximadamente 100 grandes estudos e quase 200 artigos revisados ​​por pares para obter uma visão geral das evidências.
 
FONTE: BBC Brasil - @bbcbrasil
 
 
 
CONFIRA AS MARCAS DE CARROS MAIS VALIOSAS DO MUNDO EM 2023, SEGUNDO RANKING 
 
A indústria automotiva busca se recuperar dos impactos causados pela pandemia, superando os desafios de operações e produção. Em meio à recuperação do setor, marcas consolidadas tentam se manter entre as mais valiosas, enquanto empresas mais novas aproveitam as oportunidades em direção ao topo.
Este cenário ficou claro após a divulgação do levantamento das marcas mais valiosas do mundo, publicado pela consultoria Brand Finance. O ranking anual mostra que entre as 100 mais valiosas, 10 são do setor automobilístico.
A grande novidade do levantamento é a Tesla, que lidera o valor de mercado entre as companhias da indústria automotiva e está no top 10 do ranking geral, ocupando a 9ª posição.
No ano anterior, a empresa de Elon Musk estava em 28º lugar na lista geral e em terceiro ao comparar apenas as marcas fabricantes de automóveis. No entanto, de lá para cá a companhia de carros elétricos deu um salto e foi de US$ 46 bilhões para R$ 66 bilhões.
Mercedes-Benz e Toyota, que antes ocupavam as primeiras posições, permanecem no top 3 em relação às marcas de carros, mas perderam valor de mercado e desceram algumas casas no ranking geral.
 
FONTE: CNN Brasil Business - @cnnbrasilbusiness
 
 
 
LEI QUE LIBERA LAQUEADURA E VASECTOMIA SEM AVAL DO CÔNJUGE ENTRA EM VIGOR
 
A lei que reduz a idade mínima de 25 para 21 anos para realizar procedimentos de vasectomia e laqueadura, além de dispensar o aval do cônjuge para a realização de esterilização voluntária, entrou em vigor a partir desta quinta-feira (2).
O projeto foi aprovado em agosto de 2022 pelo Senado e sancionado em setembro, alterando a Lei do Planejamento Familiar (Lei 9.263, de 1996).
Segundo o texto, o limite mínimo de idade - de 21 anos - não será exigido para quem já tenha ao menos dois filhos vivos. A lei mantém o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.
Nesse período, a pessoa poderá acessar o serviço de regulação da fecundidade, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, para possibilitar ao paciente uma eventual desistência do procedimento. Por outro lado, a proposição inova ao permitir à mulher a esterilização cirúrgica durante o período de parto.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
DISNEY COMEMORA 100 ANOS COM EXPOSIÇÃO ITINERANTE SOBRE TRAJETÓRIA DA EMPRESA
 
Criada em 1923, a The Walt Disney Company completa um século de existência neste ano. Esse é um grande marco para a empresa, e as comemorações virão em grande estilo. Além de novidades nos parques, a Disney montou uma exposição que remonta a trajetória da marca por meio de objetos e tecnologias imersivas.
Chamada de "Disney100: The Exhibition", serão 10 galerias que, além de fotos, figurinos e objetos; áudios e elementos interativos, criarão uma experiência única em torno dos anos de sucesso da Disney. Assim, os fãs podem ver de perto como tudo começou, já que os primeiros esboços de Mickey Mouse, incluindo desenhos de animação originais de 1928, estarão à mostra.
Quem dará às boas-vindas à exposição é o próprio Walt Disney. Mesmo falecido há 57 anos, o fundador da empresa fará uma aparição holográfica em tamanho real com uso de vídeos de arquivo e inteligência artificial. Haverá ainda fotos e vídeos de todos os parques da Disney ao redor do mundo, adereços do filme de Mary Poppins, de 1964, a bússola de Jack Sparrow na franquia de Piratas do Caribe e o sabre de luz de Luke Skywalker usado em Star Wars.
De acordo com o The New York Times, a mostra e seus objetos rodarão o mundo até, pelo menos, 2028. Por enquanto, além da Filadélfia, as cidades de Chicago e Kansas City serão as duas próximas paradas na turnê norte-americana.
 
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
 
 
 
CÂMARA ABRE HOJE A EXPOSIÇÃO "PERFIL", DO ARTISTA PLÁSTICO LUIZ MOTA
 
Nesta terça-feira (07), às 14h, no saguão de entrada da Câmara, foi realizada a abertura oficial da exposição “Perfil”, do artista plástico Luiz Mota. A mostra está no Legislativo desde o dia 1º de março e segue até o dia 17, a pedido do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB). A iniciativa integra as ações da Câmara no Mês da Mulher.
São 12 telas que apresentam as técnicas aquarela, óleo sobre tela e pintura acrílica, com o objetivo de levar ao público, pelo viés feminino, uma reflexão sobre a diversidade da constituição do povo brasileiro. O que se pretende com a exposição é recriar uma conexão entre os povos que aportaram no Brasil a partir de 1500 e a complexa rede de pluralidades desenvolvida e consolidada por meio da cultura, da técnica, e da franca mistura, que tornam o Brasil um país tão distinto.
O grande destaque do trabalho é a figura feminina inserida como sujeito da história e sua importância na construção da identidade da população brasileira.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
Link
Comentários »