02/03/2023 às 15h58min - Atualizada em 02/03/2023 às 15h58min

Dia Nacional do Turismo: rotas cervejeiras ganham força e impulsionam a economia local

FONTE: Giullia Marcianezi Reggiolli - [email protected] - FOTO: Reprodução Google
C 
Cresce a busca por destinos em todo o país, que aliam a paixão pela bebida e viagens
 
Os brasileiros descobriram que é possível conhecer os principais destinos do País e ao mesmo tempo degustar uma cerveja gelada, no local onde é produzida. Opções de rotas não faltam, afinal são mais de 1,5 mil cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Diante desse cenário, os eventos e rotas cervejeiras despontam como grandes propulsores da economia local. Por esse motivo, o Dia Nacional do Turismo, comemorado nessa quinta-feira (2), também celebra o Turismo Cervejeiro, atividade que atrai cada vez mais visitantes de diversas parte do país, seja para participar de eventos temáticos ou simplesmente conhecer uma cervejaria.

O turismo cervejeiro contribui também para que os apaixonados pela bebida descubram novos rótulos, sabores e aromas. “A experiência e o impacto proporcionado ao consumidor é uma das apostas adotadas com sucesso pelas cervejarias, em atrações como visitação a fábricas, tours acompanhados para conhecer sobre insumos e processos de produção da bebida, degustação guiada por beer sommelier, além de oficinas e cursos sobre a preparação da cerveja e história da bebida”, afirma o Presidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja - SINDICERV, Márcio Maciel.

Festas temáticas como a Oktoberfest também comprovam a popularidade do turismo cervejeiro. Afinal, assim como na Alemanha, a cerveja é paixão nacional e por isso inspira cada vez mais eventos temáticos em diversas cidades do País. O Brasil é o terceiro maior produtor no mundo, atrás apenas da China e Estados Unidos.

O retorno dos grandes eventos, como a Oktoberfest, impulsionou o consumo de cerveja em 2022, alcançando o volume de cerca de 15,4 bilhões de litros, crescimento de 8% ante 7,7% em 2021, segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja - SINDICERV.

As associadas do Sindicerv disponibilizam tours agendados em algumas das suas cervejarias. O Grupo Heineken oferece a experiência chamada Inside the Star, na cidade de Jacareí (SP). Pela Ambev é possível agendar um tour presencial nas cervejarias de Ponta Grossa (PR), Agudos e Jaguariúna em São Paulo, Itapissuma (PE) e no Rio de Janeiro (RJ)Clique aqui para saber mais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »