Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
13/02/2023 às 15h15min - Atualizada em 13/02/2023 às 15h15min

Credenciamento trouxe excelência para Santa Casa no tratamento de queimados

FONTE E FOTOS: Rafael dos Santos - Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Dr. Renan Vicente Braga, diretor técnico do Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas
c
No final do ano passado, a Santa Casa de Poços de Caldas recebeu a notícia que havia sido credenciada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para tratar queimaduras nível 2. Desde então, houve um grande aumento no atendimento desse tipo de caso e o Hospital vem se estruturando rapidamente para prestar um serviço de referência. 
A média de atendimento de queimados no Hospital, antes do credenciamento, era de cerca de 10 pessoas por ano - e só no mês de janeiro de 2023 foram quatro atendimentos. Junto com esse aumento do fluxo, o Hospital vem se estruturando em equipe e equipamentos. 
     
O diretor técnico, Dr. Renan Vicente Braga, lembra que desde a chegada da nova cirurgiã plástica, Dra. Sheila Leal, que há 2 meses está à frente da coordenação da Cirurgia Plástica Reparadora da Santa Casa, está havendo um ótimo índice de resolutividade nesse tipo de caso.      
“Nós temos tido uma boa resolutividade com a Dra. Sheila e com a equipe de curativo também, além de transferir pacientes para o Hospital João XXIII em Belo Horizonte, que necessitavam de um acompanhamento mais especializado. Inclusive, essa transferência para BH tem sido mais fácil, exatamente depois da criação desse processo da Secretaria do Estado, onde se credenciou outros hospitais para médios e pequenos queimados”, explica.
“Hoje contamos com a Dra. Sheila como cirurgiã plástica, a enfermeira Rosane como enfermeira responsável pela equipe de queimados e a equipe de curativos. Fizemos a aquisição de alguns equipamentos, entre eles a lâmina de blair, para fazer a escarotomia das lesões, e a gente está para investir ainda no dermátomo, que é exatamente para conseguir fazer os enxertos, tanto para o paciente adulto quanto para o pediátrico”, comenta o diretor técnico da Santa Casa. 

NOVA CIRURGIÃ PLÁSTICA - Sheila Leal é natural da cidade de Itapemirim, interior do Espírito Santo. Cirurgiã plástica há 15 anos, formou-se em Medicina na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), fez suas especializações em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica na cidade do Rio de Janeiro, nos Hospitais da Lagoa e Barata Ribeiro, respectivamente. Estagiou com o Dr. Ivo Pitangui, ícone da cirurgia plástica no Brasil e no mundo. Poucos sabem, mas o Dr. Ivo Pitangui começou sua carreira na Santa Casa do Rio de Janeiro atendendo a vítimas de um incêndio de um circo, na cidade de Niterói, que gerou uma grande comoção nacional na época.
Desde que assumiu a coordenação da Cirurgia Plástica Reparadora do Hospital Santa Casa de Poços de Caldas, a Dra. Sheila Leal vem se dedicando a auxiliar na implementação do Serviço de Referência em Queimados da Santa Casa.
Com a mobilização e apoio da direção do Hospital, bem como das equipes de cirurgia geral, UTI e Cuidados Intensivos, enfermagem e fisioterapia, todos empenhados no planejamento e execução de um serviço de qualidade, mesmo diante das dificuldades financeiras que todo hospital filantrópico tem. 
 
“O objetivo do serviço é atender o pequeno e o médio queimado, mas somos porta aberta e recebemos também o grande queimado. Não temos uma estrutura ainda para receber esse grande queimado, mas fazemos tudo que é possível para preparar ele para ser enviado ao João XXIII. Não temos ainda, por exemplo, um dermátomo, que é um aparelho que exige um investimento muito grande, mais de R$ 100 mil. Em algum momento o Hospital vai adquirir esse aparelho, que vai nos ajudar com esses grandes queimados até eles serem transferidos, e vai nos ajudar também com os médio queimados”, revela Dra. Sheila. 
“Agora temos equipamentos melhores, estamos recebendo material para curativos especiais que facilitam, tornam o tratamento mais rápido. Antes o paciente já recebia o tratamento, mas não era o tratamento de excelência que está sendo realizado agora”, conclui a cirurgiã plástica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »