Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
31/01/2023 às 15h41min - Atualizada em 31/01/2023 às 15h41min

Serra da Mantiqueira paulista e Sul de Minas Gerais anunciam o maior festival gastronômico do país

FONTE: Sabores da Montanha - [email protected] - FOTOS: Divulgação
Kafija un Maize, sugestão do Quintal da Prosa Pousada e Café, de São Francisco Xavier (MG)
c 
Evento reunirá restaurantes e similares de 18 cidades e terá duração de dois meses; Poços de Caldas está entre as cidades contempladas
 
Sabores da Montanha, associação de empresários do setor gastronômico da Serra da Mantiqueira, realizará entre os dias 2 de junho e 30 de julho de 2023 o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha. Será o primeiro festival regional a reunir as cidades da Serra da Mantiqueira paulista e mineira, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil, com dois meses de duração.  A entidade também é uma ferramenta de divulgação da gastronomia regional.
 
O festival reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha e tem o patrocínio da Revista Travel for Life.
 
No estado de São Paulo, as cidades envolvidas são Campos do Jordão, Cunha, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier. No lado de Minas Gerais, participarão Andradas, Bueno Brandão, Cambuí, Caxambu, Córrego do Bom Jesus, Extrema, Gonçalves, Itajubá, Monte Verde, Pouso Alegre, Poços de Caldas, São Lourenço e São Thomé das Letras.
 
Diferentemente dos festivais já existentes na região da Mantiqueira, que são realizados individualmente em algumas das cidades na baixa temporada com o objetivo de atrair turistas e vender pratos, o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem o único objetivo de divulgar a gastronomia da região nas mídias locais, regionais e nacionais.
 
TEMPORADA DE INVERNO - A temporada de inverno foi escolhida pois, nesta época, a região recebe, em média, 3,5 milhões de turistas, de acordo com as prefeituras, oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países, grande parte com alto poder aquisitivo. Com isso, o evento se tornará uma grande vitrine para que o trade gastronômico e as marcas possam divulgar seus produtos ou serviços, pois ocorrerá em uma época de grande visibilidade da mídia nacional, que foca suas pautas nesta importante região, cercada pela natureza exuberante, que é o maior atrativo para os turistas.  
Essa ação inédita visa também reforçar a regionalização do Turismo e consolidar a Mantiqueira como um novo polo gastronômico.
  
PARTICIPAÇÃO DOS RESTAURANTES - Para participar os estabelecimentos deverão criar um prato exclusivo para o festival. Ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos.
 
Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas, cujos valores serão fixados pelos próprios estabelecimentos. E alguns já capricharam nas criações. Em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (SP), o João de Barro Restaurante preparou um Risoto de Arroz Preto com funghi (foto), que leva queijo de cabra, cogumelos frescos, parmesão tipo grana e azeite de trufas brancas. Segundo o proprietário, Mauro Orlando, a receita é preparada com insumos da própria região da Mantiqueira, como o queijo, que é produzido no próprio distrito; os cogumelos, provenientes de Santo Antônio do Pinhal (SP); e o parmesão, da cidade de Cachoeira de Minas (MG).
 
Também de São Francisco Xavier sairá uma criação autoral especialmente para o festival, preparada pelo Quintal da Prosa Pousada e Café. A iguaria foi desenvolvida pelo chef Gustavo Ceruks e pela barista Sandra Ceruks. É o Kafija un Maize, que em leto significa café e pão. É um tostex feito em pão de ervas frescas da própria horta, queijo meia cura de São Francisco Xavier, maçaricado, com tiras de "prosciutto crudo" e finalizado com mel local e lâminas de amêndoas tostadas. O Kafija um Maize é servido com uma xícara de café especial e foi pensado para homenagear o patriarca da família.
 
O Gin Butterfly também criou um drinque que certamente fará sucesso. O Gin London Dry é produzido com zimbro, semente de coentro, raiz de angélica, cardamomo, noz moscada, pimenta rosa, pimenta jamaica, folha de amora, capim limão e casca de limão cravo. A bebida ainda é finalizada por infusão das delicadas pétalas da flor Clitorea ternatea, do próprio jardim da destilaria, localizada em São Francisco Xavier. O gin é comercializado nos principais restaurantes e empórios de São Francisco Xavier, Gonçalves (MG), São Bento do Sapucaí (SP), Santo Antônio do Pinhal (SP), Campos do Jordão (SP), São José dos Campos (SP) e Ubatuba (SP).
 
INSCRIÇÕES - A data limite para adesão dos estabelecimentos ao festival é 28 de fevereiro de 2023. Portanto, para o estabelecimento não ficar de fora do material de divulgação, deverá manifestar interesse até esta data.
Para participar, entre em contato exclusivamente pelo Instagram @saboresdamontanha_br
Informações: (11) 9-5435-3665 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.