24/01/2023 às 15h17min - Atualizada em 24/01/2023 às 15h17min
+ DO TURISMO - 24/01
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Busca por hospedagens cresce quase 400% ao longo de 2022
Dados da MaxMilhas apontam para um avanço nas vendas de reservas de hotéis na plataforma. Nordeste é a região mais procurada pelos turistas
A procura por hotéis, pousadas e resorts em 2022 ajudou a fortalecer o turismo em 2022 - setor que apresentava alta acumulada de 36,9% até novembro, conforme o Índice de Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo dados da MaxMilhas, travel tech que oferece opções inteligentes e descontos em passagens aéreas e hospedagens, as vendas nacionais na plataforma em hotelaria tiveram aumento de 392% entre janeiro e dezembro de 2022. Já o faturamento vindo das reservas feitas para fora do país cresceu 6%.
Andrea Mattei, Diretor de Hotéis da MaxMilhas, avalia que foi um ano importante para alavancar novamente o turismo brasileiro, especialmente o setor de hospedagens, e destaca o papel da empresa para ajudar os brasileiros a viajarem mais. “Essa expressividade obtida pela MaxMilhas é reflexo também do modelo de negócio adotado pela plataforma, que permite que os viajantes peçam descontos nas diárias. Desde que a vertical foi lançada na MaxMilhas, no segundo semestre de 2021, essa modalidade já proporcionou mais de R$ 1,4 milhão de economia aos clientes”, destaca o executivo.
Ainda de acordo com a plataforma, cidades do Nordeste são as preferidas dos turistas. Cerca de 33% das vendas de hotelaria da MaxMilhas são para a região. No entanto, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) estão no topo da lista de locais para hospedagens, em seguida, vem Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE) e Natal (RN).
Além disso, os hotéis são as hospedagens mais escolhidas, sendo os casais o principal público. As reservas costumam acontecer com antecedência média de 16 dias, o que revela também o comportamento de compra dos consumidores.
FONTE: Luciane Sarabando - [email protected] - FOTO: Pixabay
Brasileiros são segundo maior grupo de visitantes do Chile
94.255 turistas brasileiros que visitaram o Chile na mais recente temporada de inverno, entre junho e agosto de 2022. Os números ainda estão abaixo de 2019, mas confirmam a recuperação do setor no destino desde que passou a adotar medidas de flexibilização para abertura de suas fronteiras.
Somos o segundo grupo mais importante nas chegadas ao país, atrás somente da Argentina, representando 20% do total de estrangeiros que desembarcaram no Chile nos três meses da temporada. Esse feito só foi possível graças ao trabalho incansável de todos os profissionais que integram a indústria no Brasil.
MASTERCARD TRAVEL RECOVERY - Para promover os vários destinos e atrações que o Chile oferece, foi lançada a campanha Mastercard Travel Recovery, resultado da parceria entre a Mastercard, o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur) e a Federação de Empresas de Turismo do Chile (Fedetur). São dezenas de benefícios e descontos em hotelaria, gastronomia e serviços turísticos nas lojas associadas à Fedetur, além de experiências exclusivas para quem paga utilizando os cartões Mastercard.
Disponível até 31 de março de 2023, a campanha inclui descontos, benefícios e diversas experiências Priceless para os destinos de San Pedro de Atacama, Valle del Elqui, Valparaíso, Santiago, Patagônia, Ilha de Páscoa e vales do vinho.
FONTE: Sernatur - Chile - [email protected]
Mais de 82,2 milhões de passageiros voaram pelo país em 2022, segundo ANAC
O setor aéreo movimentou mais de 82,2 milhões de passageiros dentro do país em 2022. Foi o que trouxe o mais recente levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O número é o melhor já registrado desde 2020, ano de início da pandemia, e representa um aumento de 31,4% quando comparado ao total de 2021. Somente no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, cerca de 34,4 milhões de passageiros passaram pelo terminal. Na capital do país, Brasília, o fluxo foi de 13,4 milhões, colocando o aeroporto como o terceiro mais movimentado do país.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, afirmou que trabalhará para que este número seja ainda maior em 2023. “Desde o início da minha gestão, tenho me empenhado em buscar solucionar o alto preço das passagens aéreas para fazer com que mais brasileiros voem pelo Brasil e, consequentemente, aproveitem os nossos incríveis destinos turísticos”, destacou.
O volume total de passageiros de 2022 atingiu 86,5% do total registrado no ano de 2019, período pré-pandemia, quando mais de 95 milhões voaram pelo país. Alguns aeroportos, como o Santos Dumont, no Rio de Janeiro; o de Maceió (AL); e o de Recife (PE); superaram os índices pré-pandemia, com destaque para o terminal carioca e o alagoano, que registraram alta de 11,8% e 8,13%, respectivamente, na movimentação do último ano.
Apenas no mês de dezembro, a ANAC contabilizou a movimentação de quase 7,7 milhões de passageiros. O índice foi o melhor do ano, ultrapassando o mês de julho, que havia registrado 7,65 milhões de passageiros.
Estimativas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) apontam um crescimento de 12,6% no número de novos voos para a temporada de verão. Ao todo, o país deve contar com 163,3 mil voos a mais para o período. Entre as regiões que mais devem recebê-los estão o Sudeste, com 83,8 mil, o Nordeste, com 29,1 mil e o Centro-Oeste, com 22,6 mil.
FONTE: Ministério do Turismo - [email protected]