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23/01/2023 às 15h41min - Atualizada em 23/01/2023 às 15h41min

NOTAS RÁPIDAS - 23/01

PORQUE O EGITO ESTÁ PEDINDO QUE A POPULAÇÃO COMA PÉS DE GALINHA
 
A situação econômica do Egito é tão terrível que o governo está pedindo às pessoas que comam pés de galinha. A nação mais populosa do mundo árabe está sofrendo uma crise cambial recorde e a pior inflação em cinco anos, tornando os alimentos tão caros que muitos egípcios não podem mais comprar frango, um alimento básico.
Os preços das aves subiram de 30 libras egípcias (na época US$ 1,9) por quilo em 2021 para até 70 libras egípcias (US$ 2,36) na segunda-feira, segundo a mídia estatal. O custo crescente levou a Instituição Nacional de Nutrição do país a pedir às pessoas que passem a comer pés de galinha.
Muitos egípcios estão furiosos com o fato de o governo pedir aos cidadãos que recorram a alimentos que são símbolos da pobreza extrema no país. No Egito, os pés de galinha são vistos como os itens de carne mais baratos, considerados pela maioria como resíduos de animais e não como alimentos.
 
FONTE: CNN Business - @cnnbrasilbusiness
 
 
 
JAMES CAMERON É O PRIMEIRO DIRETOR A TER TRÊS FILMES COM US$ 2 BILHÕES DE BILHETERIA
 
O diretor James Cameron fez história mais uma vez em Hollywood. Neste domingo (22), seu novo filme, “Avatar: O Caminho da Água”, ultrapassou a marca de US$ 2 bilhões de bilheteria e agora é a 6ª maior arrecadação da história do cinema.
Com o resultado, Cameron se tornou o primeiro diretor a ter três filmes com mais de US$ 2 bilhões em bilheteria. “Titanic” (1997) e “Avatar” (2009) também estão na seleta lista de produções que conseguiram o feito - que não é tão comum assim.
Como “Avatar: O Caminho da Água" continua em cartaz nos cinemas, esse valor ainda pode aumentar. O longa é a sequência de “Avatar” (2009), que obteve a maior bilheteria de todos os tempos. Segundo Cameron, o novo filme precisava atingir tal marca para cobrir os custos da produção.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
SPOTIFY VAI DEMITIR 600 FUNCIONÁRIOS
 
A Spotify Technology anunciou nesta segunda (23) planos para mandar embora 6% de sua força de trabalho, ou cerca de 600 funcionários. É mais uma 'big tech' que anuncia demissão em massa. Em três meses, gigantes da tecnologia, como Google, Amazon, Twitter e Facebook, acumulam mais de 50 mil demissões. A justificativa, muitas vezes, é de se preparar para uma recessão.
A Spotify anunciou em outubro que estava desacelerando contratações para o restante do ano e 2023. As ações da empresa acumularam queda de mais de 50% em 2022.
 
FONTE: Portal G1 - @portalg1
 
 
 
“LEÃO”, COMPOSIÇÃO DE XAMÃ, QUEBRA RECORDE DE ANITTA
 
A música “Leão”, composta por Xamã, atingiu mais um feito importante no Spotify Brasil. Com 13,9 milhões de streams totalizados nos últimos 7 dias, a versão gravada por Marília Mendonça para o EP “Decretos Reais 2” se tornou a música mais executada em uma única semana na plataforma de áudio, superando “Envolver”, de Anitta.
“Leão” foi gravada originalmente pelo rap e pela rainha da sofrência em 2020 para o álbum “Zodíaco”, no qual Xamã versa sobre os 12 signos. Além de Marília, o projeto trouxe participações de nomes como Luísa Sonza e Gloria Groove. Recheado com uma abundância de estilos musicais, como pop, rock, funk e pagode, o compilado trouxe letras mais pessoais e impulsionou a ascensão do compositor na cena musical brasileira.
 
FONTE: Melina Tavares Comunicação - Isabel Bergami Santos - [email protected]
 
 
 
 
AZUL É NOVAMENTE A AÉREA BRASILEIRA COM O MENOR NÚMERO DE RECLAMAÇÕES
 
A Azul, maior companhia aérea em destinos atendidos no Brasil, é a empresa com o menor número de reclamações no ano de 2022. Nas três edições do Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov, disponibilizado periodicamente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Azul também obteve índices superiores aos de suas concorrentes nos quesitos solução de problemas e satisfação dos Clientes.
Na mais recente pesquisa divulgada pela Anac, a Azul foi a empresa que apresentou o menor índice de reclamações no 3º trimestre de 2022 (50,9 reclamações a cada 100 mil passageiros) e o melhor desempenho na solução de problemas: o maior índice de solução de reclamações (92,4%) e o maior índice de satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido (4,4 em uma escala de 1 a 5).
Vale relembrar que durante o primeiro trimestre do ano passado, a Azul obteve o menor índice de reclamações para cada grupo de 100 mil passageiros pagos transportados (91,6), além de ter conquistado os melhores resultados de solução (92,1%) e satisfação (4,2). E no 2º trimestre do mesmo ano, o mesmo levantamento repercutiu que a companhia manteve baixos índices, o que representou 45,8 de reclamações a cada 100 mil passageiros, o maior indicador de solução de reclamações (91,7%) e o ótimo de satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido (4,2 em uma escala de 1 a 5).
 
FONTE: Azul Linhas Aéreas Brasileiras - [email protected]
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