11/01/2023 às 15h29min - Atualizada em 11/01/2023 às 15h29min
+ DO TURISMO - 11/01
C
Congresso dos EUA aprova novo visto para portugueses
Com a adição de Portugal no Tratado de Comércio e Navegação, o visto de negócios E2 ficará disponível para os portugueses em breve. Cidadãos brasileiros com dupla cidadania também serão beneficiados
Na última semana de dezembro, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma legislação chamada de “Amigos Act”, que altera a elegibilidade do visto de negócios E2 e designa Portugal como um país tratado. Com a aprovação, cidadãos portugueses e brasileiros com cidadania portuguesa terão a oportunidade de investir em um negócio nos Estados Unidos e viver no país através do visto E2.
O E2 é um visto de investidor não-imigrante renovável. Para ser elegível, o estrangeiro deve ser nacional de países com os quais os Estados Unidos mantêm tratados de comércio e navegação, além de ser necessário investir uma quantidade substancial de capital em negócio nos EUA e possuir pelo menos 50% desse negócio.
Segundo a advogada de imigração Renata Castro, que também é fundadora do Castro Legal Group, não há valor mínimo de investimento na economia americana. No entanto, investimentos na faixa de US$ 100 mil ou mais costumam ter maior probabilidade de aprovação. Coautora do livro “99 perguntas para fazer antes de começar um negócio nos EUA”, Castro diz que essa é uma iniciativa que abrirá portas para pequenos, médios e grandes empresários que desejam morar legalmente nos Estados Unidos com suas famílias.
Estrangeiros com o visto E2 podem morar no país enquanto estiverem em atividade comercial. Os cônjuges dos portadores também se tornam elegíveis para trabalhar nos EUA e os filhos conseguem permanecer como dependentes até os 21 anos - independente de terem ou não a cidadania exigida para o portador.
O projeto segue para votação final no Senado e, posteriormente, assinatura do presidente Joe Biden.
Saiba mais acessando o website https://castrolegalgroup.com/
FONTE: DINO [email protected] - FOTO: Reprodução Google
Com terceiro mês de alta, Brasil concede quase 80 mil vistos a turistas estrangeiros
O Brasil registrou, em novembro de 2022, alta pelo terceiro mês consecutivo no número de vistos concedidos a turistas estrangeiros. Seja para visita, acolhida humanitária, estudo, trabalho, entre outros, foram emitidos 9.599 vistos, conforme dados do Ministério das Relações Exteriores divulgados pela Polícia Federal em seu relatório Obmigra. No total, de janeiro a novembro, foram emitidos 78.795 documentos de autorização para entrar no país.
O número computado em novembro de 2022 é 71% superior em relação ao mesmo mês de 2021 e 7,4% comparado a outubro de 2022. Os principais postos consulares a emitirem vistos neste mês estavam localizados em Angola (1.510), Estados Unidos (852), China (577) e Índia (564). Já o ranking de novembro por nacionalidade registrou: Angola (1.450), Índia (993), China (986) e Estados Unidos (414).
Os principais tipos de vistos emitidos foram para fins de turismo (5.829), seguidos pelos de trabalho (1.808) e reunião familiar (596).
O mês de agosto foi, até o momento, o recordista de emissão de vistos para viajantes estrangeiros ao Brasil em 2022: 9.856. Setembro registrou 8.889, enquanto em outubro foram concedidos 8.940 documentos de autorização para entrar no país.
Atualmente, o Brasil exige visto de 101 países e não exige de outros 101. Assim como os países do Mercosul, desde 2019 também foi extinta a exigência desse documento para turistas da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos, medida defendida historicamente pelo setor de viagens como forma de reforçar chegadas internacionais ao país.
Os Estados Unidos aparecem no ranking de emissão de vistos porque a dispensa ocorreu apenas em casos de visitas de 90 dias. Qualquer outro tipo de viagem (diplomática, serviço, intercâmbio, entre outros), exige-se o documento.
FONTE: Imprensa Embratur - [email protected]