06/01/2023 às 16h03min - Atualizada em 06/01/2023 às 16h03min
Estilo Grape Ale. É cerveja ou vinho?
Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected]
c
Este estilo inusitado e atualmente pouco conhecido foi inicialmente produzido na Itália pelas cervejarias Birrificio Montegioco e Birrificio Barley entre 2006 e 2007. Tornou-se mais popular depois de ser publicado no Guia de Estilos BJCP (Beer Judge Certification Program) em 2015 como um apêndice de estilos regionais na categoria estilo italiano, chamado Italian Grape Ale (IGA), inspirando muitas variações em outros países.
O crescimento deste tipo de “cerveja” foi tão grande fora da Itália que em 2021 o BJCP incluiu dentro do grupo Fruit Beer, o estilo Grape Ale, cá sem o Italian, já que caiu no gosto dos cervejeiros mundo afora.
Neste momento, vale salientar que aquela bebida alcoólica mista chamada de “chopp de vinho”, é uma mistura de chope claro com suco de uva, às vezes também suco de maçã, e açúcar-de-cana. Então, quem gosta de vários estilos de cerveja, não gosta desta bebida.
O estilo Grape Ale é feito com uma base de cerveja geralmente mais neutra para dar o sabor da uva escolhida. Inicialmente os cervejeiros adicionavam à cerveja a ser fermentada de 15 a 20% de mosto da(s) uva(s) escolhida(s). Atualmente, a quantidade de mosto de uva varia até 50%, ou seja, chega a ser até metade da bebida. O levedo utilizado costuma ser um fermento mais neutro, ou um fermento belga, mas há cervejeiros que utilizam a levedura da própria casca da uva no momento da fermentação.
O resultado, que é uma mistura das bebidas que mais aprecio, é surpreendente e agradável para quem gosta de cerveja e vinho de qualidade. A coloração varia de palha, quando se utiliza uvas claras, até rubi, quando se utiliza uvas tintas, porém algumas vezes chega a ser borgonha, que é quase a cor de um vinho tinto. A espuma é branca, variando de pouca a média duração. O aroma e o sabor variam de acordo com a qualidade da uva escolhida - que deve constar no rótulo. O carvalho pode estar presente no aroma e sabor quando passar por guarda em barris, ou quando chips de carvalho forem adicionados na maturação. A sensação na boca é de leve acidez por conta do gás da fermentação da cerveja e do tanino das uvas, já o final é seco, ou levemente seco, mas nunca adocicado.
As Grape Ale de 4,5 a 6,0% de teor alcoólico chegam a lembrar estilos belgas leves como a Blond Ale com um leve toque da uva escolhida. Os estilos mais intensos de 8,5 a 12,5% se assemelham aos estilos belgas Tripel e Golden Strong Ale com um toque bem mais intenso da uva selecionada. Todavia, a maioria das Grape Ale ficam entre o leve e o intenso citado e geralmente apresentam de 6,0 a 8,5% de álcool.
No Brasil, a Grape Ale mais conhecida é a Leopoldina Italian Grape Ale com uvas Chardonnay da Cervejaria Leopoldina, localizada na cidade gaúcha de Garibaldi. Por vezes já encontrei em alguns empórios ou supermercados aqui em nossa cidade ou região.
O cervejeiro que se especializou e mais tem feito este estilo é Cristiano Lanza, mais conhecido como Pintado, dono da Brassaria Curupira, da cidade paulista de Bertioga (SP). Por vezes ele vem a Poços e entrega algumas cervejas na região. Pintado faz inicialmente o mosto de uva onde ele mesmo amassa a fruta e fermenta, utilizando a levedura selvagem da própria casca da uva, depois ele faz o mosto da cerveja usando o estilo belga Saison. Devido ao tipo de fermentação, ele denomina o estilo de sua cerveja como Wild Italian Grape Ale. A bebida é então fermentada e maturada lentamente por 1 ano em barricas de carvalho. Depois são engarrafadas e ainda permanecem por 6 meses carbonatando (adquirindo gás e espuma) na própria garrafa. Ele faz este processo cada vez utilizando uma uva diferente, tais como as brancas, Niagara Branca, Lorena, Chardonnay e Riesling; entre as tintas, Bordeaux, Isabel, Sangiovesi, Malbec, Tannat e Cabernet Franc.
A cervejaria poços-caldense Hill Beer também tem sua cerveja Grape Ale. O dono e cervejeiro Rodineli fez, coincidentemente, um curso de cervejas extremas juntamente com o cervejeiro Pintado. O estilo base de cerveja utilizado também é o Saison, que passa 1 ano em barril e depois é feito um blend com mosto de uva branca Sauvignon Blanc da vinícola andradense Casa Geraldo. Depois esse blend de cerveja e vinho é refermentado na garrafa. A Hill Beer Grape Ale seria lançada no aniversário de Poços, mas por um problema técnico de rotulagem, será lançada ainda em janeiro de 2023 com o nome Happy Birthday.
E, finalmente, respondendo à pergunta do título - se é cerveja ou vinho -, eu considero uma cerveja por 3 motivos: ter sido inventada por 2 cervejarias; ser classificada oficialmente pelo BJCP; e possuir menos mosto de uva que de cerveja na composição. Mas por outro lado, aquele que agrada aos enólogos, o aroma e sabor desse estilo de cerveja que prevalece, é o da uva utilizada no processo, ou seja, aroma e sabor de um bom vinho.
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores