Brand-News Publicidade 1200x90
02/01/2023 às 16h14min - Atualizada em 02/01/2023 às 16h14min

NOTAS RÁPIDAS - 02/01

MULHERES SÃO MAIORIA DOS CIENTISTAS DO BRASIL, MAS QUASE NUNCA CHEGAM AO TOPO
 
Dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) provam que existe uma barreira invisível para o avanço das cientistas no mercado de trabalho. As mulheres estão em apenas 3 de cada 10 ocupações em ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil, embora representem 44% da força de trabalho no país (segundo dados de 2020 da Relação Anual de Informações Sociais - Rais).
Hoje, apenas 28% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, informa o relatório "Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática", da Unesco.
 
FONTE: Folha de S.Paulo
 
 
 
IMUNIZANTE CONTRA MENINGITE PARA PESSOAS DE 16 A 30 ANOS CONTINUA DISPONÍVEL EM POÇOS
 
Segue disponível em Poços de Caldas o imunizante contra meningite para pessoas de 16 a 30 anos. Atualmente, já foram aplicadas no município, 4.568 doses da vacina. A ação faz parte da campanha da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que amplia a faixa etária da vacina contra meningite.
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.
 
FONTE: Prefeitura de Poços - @prefeituradepocos
 
 
 
MINAS GERAIS É O PRIMEIRO ESTADO BRASILEIRO A FORMALIZAR O QUEIJO ARTESANAL COM CASCA FLORIDA
 
Atendendo a uma demanda histórica dos produtores mineiros, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) reconheceu, de forma inédita no Brasil, o Queijo Minas Artesanal na variedade de Casca Florida (QMACF). A resolução de nº 42, publicada no Diário Oficial nesta semana, considera como “casca florida” a cobertura com presença ou dominância visualmente constatada de fungos filamentosos, popularmente nomeados de mofos ou bolores.
De acordo com o secretário de Agricultura, Thales Fernandes, trata-se de uma vitória para as queijarias de Minas Gerais, relativa a uma demanda antiga da cadeia produtiva, pela regulamentação deste tipo de queijo artesanal, produzido a partir do leite cru, com utilização de soro-fermento (pingo), sem que seja realizada uma raspagem da casca. O produto final apresenta cor e sabor próprios, além de uma massa uniforme. Na prática, ganham o produtor, que ingressa no mercado formal, e a população, que passa a consumir produtos com a devida habilitação sanitária e o selo de inspeção estadual.
“Esse reconhecimento era, talvez, a principal demanda do setor nos últimos anos e um desafio para legisladores. Sem o conhecimento científico sobre os fungos que colonizam a casca do queijo, gerando este produto, não se sabia se o consumo era seguro. Este avanço se deu graças a pesquisas conduzidas nas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Lavras (Ufla), submetidas à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e acompanhadas por servidores técnicos da Seapa e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), explica Fernandes.
Os estudos contaram com a participação ativa dos pesquisadores e professores doutores do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Luiz Henrique Rosa, e do Laboratório de Microbiologia de Alimentos do Departamento de Ciência dos Alimentos da Ufla, Luís Roberto Batista.

FONTE: Sec.Geral - Superintendência de Imprensa - [email protected]
 
 
 
PRAZO DE INSCRIÇÃO DE ARTISTAS PARA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL VAI ATÉ SEXTA
 
Os artistas que querem fazer parte da programação do Carnaval 2023 de Poços de Caldas têm até sexta-feira (6) para enviar as inscrições. O formulário está disponível no link https://forms.gle/XqZMPbENop6bS4186.
Podem participar artistas locais em geral (cantores solo, bandas musicais, grupos musicais, artistas de teatro/circenses e grupos teatrais/circenses). As propostas vão ser analisadas por uma comissão indicada pelo secretário municipal de Turismo. Entre os critérios de seleção estão conceito e conteúdo da proposta, relevância, qualidade da proposta apresentada, conteúdo criativo e pertinência. O edital pode ser acessado no link https://bit.ly/3QgyHjJ
A Prefeitura vai disponibilizar o espaço para apresentação, equipamentos de som e luz, e energia elétrica. As propostas devem ser encaminhadas por meio de um formulário. O edital completo está disponível no site da Prefeitura.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone (35) 3697-2305, ou pelo e-mail [email protected].
Em 2023, o Carnaval vai ocorrer de 18 a 21 de fevereiro. Haverá shows nas praças, blocos de rua, Charanga dos Artistas, Banho à Fantasia e várias outras atrações.
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.