29/12/2022 às 15h40min - Atualizada em 29/12/2022 às 15h40min
Escritor Eric Nepomuceno será um dos homenageados no Flipoços 2023
FONTE E FOTO: GSC Eventos Especiais
Eric Nepomuceno, presença confirmada no Flipoços 2023 C
Autor brasileiro com maior trânsito na literatura latino-americana confirma presença no Festival
Um dos temas discutidos no Flipoços 2023 será “Cinema e Artes”. O diálogo entre literatura, cinema e artes pretende explorar suas mais variadas nuances em encontros, bate-papos, exposições e memórias com convidados muito especiais. Sob a luz da literatura, o festival abordará as imagens fotográficas como um dos pontos de discussões nas mesas do Festival, entre 29 de abril a 07 de maio.
Já confirmado para o time de convidados está o escritor, roteirista e um dos mais importantes representantes do audiovisual brasileiro e latino-americano, o jornalista Eric Nepomuceno. Com sua vasta obra, Eric será homenageado em Poços de Caldas, dia 29 de abril, como um dos mais importantes representantes do audiovisual que navega entre a América Latina e os países de língua portuguesa.
Ele participará da mesa “As literaturas e as fotografias latino-americanas sob a ótica de Eric Nepomuceno” no dia 30 de abril, às 16h, tendo como mediador Sergio Montero.
Além da Nepomuceno Filmes, uma produtora de filmes longa, curta e documentários, o escritor ainda possui seu próprio canal no YouTube, Eric Nepomuceno, de memórias, leituras, dicas de discos e muitas histórias. Apaixonado pela América Latina, em especial pela Argentina, é um dos mais importantes tradutores do autor Jorge Luiz Borges, com quem teve uma longa amizade.
Nascido em 1948, em São Paulo, Eric Nepomuceno, tornou-se jornalista em 1965. Em 1986 abandonou o jornalismo diário; desde então, escreve ocasionalmente para a imprensa do Brasil, da Espanha e do México. É tradutor e contista premiado, além de autor de livros de não-ficção. Traduziu para o português obras de Julio Cortázar, Eduardo Galeano, Gabriel Garcia Márquez e Juan Carlos Onetti, entre outros. Tem contos em antologias e revistas literárias de diversos países. Como escritor, publicou diversos livros na área da ficção, não-ficção e juvenil, entre os quais: Memórias de um setembro na praça (1979), Quarenta dólares e outras histórias (1987), Hemingway na Espanha (1991), Coisas do mundo (1994), A palavra nunca (1997) e Quarta-feira (1998). Obras publicadas no exterior: Hemingway en España (1979), Contradanza y otras histórias (1982) e Antes del invierno (1984).
A 18ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Flipoços 2023, com o tema “Literatura e Fotografia, as histórias que as imagens não contam”, serão realizados em espaço aberto, no centro da cidade, próximo às grandes praças que serão ocupadas pelos expositores da Feira.
Para mais informações, ligue para (35) 3697 1551 ou acesse o site www.flipocos.com, que em breve estará totalmente remodelado.