22/03/2021 às 15h26min - Atualizada em 22/03/2021 às 15h26min

Minas recebeu 542.550 novas doses de vacinas contra Covid

FONTE: Central de Imprensa - Governo de Minas - FOTOS: BH Airport

Quilombolas e população de 70 a 74 anos estão entre os grupos prioritários nesta etapa da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais
 
A maior operação de vacinação da história de Minas Gerais avançou com a chegada, no sábado (20/3), da nona remessa de imunizantes contra a Covid-19. São 86.750 doses da AstraZeneca e 455.800 da CoronaVac, totalizando 542.550 doses. Os insumos desembarcaram no Aeroporto Internacional de Confins. 
Em seguida, as vacinas seguiram para a Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), onde ficam armazenadas em condições ideais de temperatura até serem distribuídas para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Estado. Ainda não foi divulgada a data desse envio às URS.
Nesta remessa, a orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI) é de que todos os imunizantes sejam utilizados como dose 1, ampliando, assim, o quantitativo da população vacinada. A expectativa, com esta leva, é de vacinar cerca de 490 mil pessoas.
“Diferentemente do que ocorreu nas remessas anteriores, a dose 2 da CoronaVac não ficará armazenada na Unidade Regional de Saúde. Desta vez, os municípios receberão toda a carga para aplicação imediata”, explica a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Janaína Almeida. Segundo a diretora, a alteração na distribuição foi orientada pelo Ministério da Saúde. Em função disso, os quantitativos para as Unidades Regionais de Saúde serão recalculados para atender os novos públicos.
 
PÚBLICOS PRIORITÁRIOS - O Ministério da Saúde elencou entre os grupos prioritários desta nona etapa comunidades quilombolas, trabalhadores da Saúde e ampliou o total de idosos, abarcando pessoas entre 70 e 74 anos. Os imunizantes da AstraZeneca devem ser suficientes para atender 63% da população quilombola. Já com a CoronaVac serão atendidos 65% dos idosos entre 70 e 74 anos e mais 3,7% dos trabalhadores da Saúde.
A orientação do Estado é para que as prefeituras sigam as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI) e apliquem as doses conforme público-alvo e respectivos quantitativos.
 
VACINADOS - Em Minas, 996.660 pessoas já receberam a primeira dose contra a Covid-19. Em relação à segunda dose, 407.394 já foram vacinadas, segundo dados do Painel Vacinômetro, que podem ser acessados em www.saude.mg.gov.br/coronavirus. As informações sobre o número de mineiros atendidos são atualizadas e publicadas diariamente nesse endereço.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp