22/12/2022 às 15h18min - Atualizada em 22/12/2022 às 15h18min

Parceria entre o Parque Ambiental da Alcoa e a Escola Criativa Idade apresenta excelentes resultados

FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa Poços de Caldas
Alunos durante caminhada nas trilhas do Parque Ambiental conhecendo as espécies de plantas
“Projeto Conexão Verde” atendeu 50 alunos(as) do Ensino Médio das Escolas Criativa Idade e Padrão do Parque das Nações, que utilizaram o espaço do Parque para a realização de pesquisas
 
“O projeto Conexão Verde surpreendeu e superou as minhas expectativas”. Assim Munike Gonçalves de Rezende, professora de Biologia, definiu o trabalho realizado no Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas com 50 alunos(as) do Ensino Médio das escolas Criativa Idade e de Ensino Fundamental e Médio Parque das Nações (Escola Padrão).
Por meio de uma parceria entre a Alcoa e a Criativa Idade, os estudantes, que foram divididos em dois grupos de 25 alunos(as), participaram de atividades no Parque Ambiental, uma vez por semana, no contraturno escolar. A iniciativa está alinhada à nova proposta do Ensino Médio, que prevê 1.800 horas de matérias básicas e 1.200 horas de itinerários formativos, que reconduzem os jovens para pesquisa e profissionalização.
 
“Durante todo o ano, os meus alunos das duas escolas tiveram a oportunidade de ter contato com a natureza, adquirir conhecimentos teóricos na prática, compreender a importância da preservação do Meio Ambiente para a manutenção das espécies e uma melhor qualidade de vida para todos”, destacou Munike. Foi uma experiência que me marcou muito como professora e, tenho certeza, ficará para sempre na memória de todos que passaram pelo projeto.”
Munike contou ainda que o projeto trouxe muitos benefícios para os alunos, principalmente os da Escola Padrão, que transformaram este tempo no Parque Ambiental em momentos de lazer e relaxamento. “Diversos estudantes relataram que irão sentir falta dos nossos encontros semanais, de ouvir a natureza e falaram de como o silêncio foi transformador em suas vidas”, ressaltou a professora.  “Foram encontros com aventuras, pesquisas, conversas, estudos, jogos, dinâmicas, novas amizades, relaxamento, trilhas e mais trilhas. A parceria entre a Alcoa-Criativa-Padrão foi renovada e estamos muito animados para iniciar uma nova turma em 2023, com novas atividades e troca de saberes pois ‘quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender’, como disse Paulo Freire”.
 
Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação da Alcoa Poços de Caldas, comemora o sucesso dessa parceria. “Os bons resultados alcançados reafirmam o objetivo da criação do nosso Parque Ambiental, há quase 30 anos, de ser um espaço de referência em educação ambiental para as nossas crianças e jovens, além de fortalecer os nossos valores e o nosso propósito de transformar potencial em progresso verdadeiro.”
 
Sobre o Parque Ambiental
Inaugurado em 19 de maio de 1993, o Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas está localizado em uma área de 18 hectares, de complexa biodiversidade, dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Retiro Branco. Ele foi idealizado por Don Duane Williams, ex-gerente de Mineração da Companhia, com o objetivo de promover atividades de Educação Ambiental.
Desde que foi inaugurado, o Parque já recebeu mais de 105 mil visitantes e deu grandes contribuições para a preservação e manejo da flora e da fauna da região através de levantamentos científicos realizados no local, que se tornaram importantes publicações, referências e fontes de pesquisa nestas áreas.
O espaço é dotado de excelente infraestrutura, que inclui mirante e quatro trilhas: do Cedro, Beija-flor, Sauá e Riacho, por onde se pode observar os diferentes aspectos da reserva, com suas áreas de matas de porte alto, ciliar e capoeira, e contemplar as variadas espécies de animais, como quati, macacos e centenas de espécies de aves. Abriga ainda a primeira trilha construída em área reabilitada no Estado de Minas Gerais, onde, em meio à vegetação exuberante, é possível conferir os excelentes resultados do programa de reabilitação de áreas mineradas da Alcoa.
No Parque também está instalado um viveiro capaz de produzir 100 mil mudas de espécies nativas por ano, utilizadas no processo de reabilitação e para doação à comunidade. Além da parceria com a Criativa Idade, o Parque promove o Programa Cultivando a Mata Atlântica, direcionado a alunos da rede pública de Ensino.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.