Brand-News Publicidade 1200x90
20/12/2022 às 15h17min - Atualizada em 20/12/2022 às 15h17min

Vereadora Luzia Martins defende modernização dos espaços públicos de leitura

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
C 
Recentemente, a vereadora Luzia Martins (PDT) recebeu eu seu gabinete os doutorandos Cássia dos Santos (USP) e Daniel Perico (UFSCAR), que estiveram em Poços de Caldas em nome do projeto “Cidades mil - o novo conceito criado pela Unesco para a cidade do futuro”, com o objetivo de levantar dados sobre as questões culturais do município. Na oportunidade, a parlamentar falou sobre a necessidade de modernização dos espaços públicos de leitura, tema que vem sendo debatido por ela através de reuniões e proposições apresentadas no Legislativo.
           
Segundo Luzia, trata-se de uma pauta que precisa ser bem trabalhada e articulada. “É necessário interagir com o mundo pós-moderno, adequá-lo à realidade virtual, disponibilizar leitores digitais e WI-FI nas bibliotecas públicas. Aproveitei a visita dos estudiosos para conversamos sobre as descentralizações, os investimentos nas escolas de todo o território, bem como a qualificação do ensino e a execução com dedicação do ensino integral. Nós concordamos que o público-alvo na educação precisa estar muito bem definido. As ações precisam ser pensadas nas pessoas de modo que haja real absorção e não somente o cumprimento de um plano de trabalho formatado e unificado”, comentou.
           
A Unesco lançou, em 2018, o termo Cidades Mil para englobar todas as inovações que uma cidade pode receber e facilitar a vida do cidadão, tornando-a mais sustentável e feliz. A veradora citou uma fala do futurista Carlos Piazza, que retrata o avanço da tecnologia. “Nas palavras do futurista Carlos Piazza, a tecnologia está jogando o ser humano para a posição da qual ele nunca deveria ter saído. Os humanos se acostumaram a se comparar com máquinas comuns. Hoje, com o avanço da tecnologia, estamos voltando a fazer o que fazemos de melhor, a análise da ambiguidade e o exercício do pensamento crítico, que é próprio do homem.”
           
Ainda sobre o incentivo e a modernização dos espaços de leitura, Luzia lembrou de um Requerimento aprovado pela Câmara, em agosto desse ano, que trata das bibliotecas existentes no município. A proposição de autoria da legisladora aborda, entre outras questões, o número de unidades, a frequência de utilização, a existência de algum projeto específico para utilização dessas bibliotecas e o número de projetos de patrocínio desenvolvido nas bibliotecas comunitárias e nas escolas através de editais da Cultura. “Sabemos que a literatura infantil pode colaborar com o processo de apropriação da linguagem escrita para ampliar o conhecimento e gerar conceitos importantes no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Precisamos dialogar sobre o impacto da literatura na sociedade e sobre o que tem sido feito em diversos âmbitos municipais, em especial, na educação básica para promover o acesso de todos”, finalizou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.