Brand-News Publicidade 1200x90
19/12/2022 às 14h48min - Atualizada em 19/12/2022 às 14h48min

Instituto Alcoa reconhece Melhores Práticas do Ecoa Gestão em parceria com Secretarias de Educação

FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa Poços de Caldas
Valmiria Dias de Carvalho (4ª da esq.p/ dir.), Juliana Maria Costa Mareca (4ª da esq.p/ dir.) e Ana Maria Lobo de Carvalho (9ª da esq.p/ dir.) foram reconhecidas por melhores práticas e suas escolas
C 
Iniciativa fortalece a valorização do trabalho de gestores(as), divulga e incentiva experiências educativas inclusivas, equitativas e de qualidade
 
Com o propósito de fortalecer a valorização do trabalho de gestores(as), na função de incentivar e oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento dos projetos voltados às novas práticas pedagógicas, o Instituto Alcoa, em parceria com a Interação Urbana e as Secretarias Municipais de Educação, realizou pela segunda vez o Reconhecimento de Melhores Práticas do Programa Ecoa Gestão.
Os participantes são coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretores(as) de Ensino Fundamental que atuam nos anos iniciais das escolas participantes do Programa Ecoa Gestão, nos municípios de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).
 
As avaliações foram realizadas por uma equipe especializada, que selecionou os projetos educacionais que cada gestor(a) enviou, com base na originalidade, proposta educacional, pertinência do tema, prática de inclusão escolar, acolhimento das diferentes culturas, valores, crenças, entre outros critérios que pautam hábitos educacionais inclusivos, equitativos e de qualidade, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade.
 
No total, foram reconhecidas 10 práticas dos três municípios. Em Poços de Caldas, o evento foi realizado no dia 8 de dezembro, com a participação do vice-prefeito, Julio César de Freitas e Maria Helena Braga, Secretária de Educação. No evento também foram entregues os certificados para participantes das formações de Língua Portuguesa, Matemática e Avaliação pelo Ecoa Formação, em parceria com o Cenpec.
Na cidade foram reconhecidas as gestoras Juliana Maria Costa Mareca, da Escola Municipal José Raphael Santos Netto, com o Projeto Zé Netto visita Poços; Ana Maria Lobo de Carvalho, da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, com o Projeto O conselho de classe numa nova abordagem; e Valmiria Dias de Carvalho, da Escola Municipal João Pinheiro, com o Projeto Por uma educação além dos muros da escola.
 
“Em todas as oportunidades que tenho para falar sobre a parceria com a Alcoa, a palavra que me vem à cabeça é gratidão, pela responsabilidade social que a empresa cumpre com a nossa secretaria”, ressaltou Maria Helena Braga. “O Ecoa Gestão é um exemplo de um programa de grande importância para a formação dos nossos gestores escolares e faz diferença na educação de Poços de Caldas”.
 
No ano de 2022, o Programa Ecoa Gestão contribuiu para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental público, atuando junto às equipes das Secretarias Municipais de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes. Ao todo, foram beneficiadas 107 escolas públicas brasileiras.
 
Para Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa, “a parceria entre o Instituto Alcoa, Secretarias Municipais de Educação e parceiros técnicos do Programa Ecoa - Interação Urbana e Cenpec - vem contribuindo para o desenvolvimento de novos saberes, práticas e o melhor uso dos recursos destinados à educação, sempre buscando melhorar o acesso, a permanência e a trajetória escolar de estudantes.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.