19/03/2021 às 16h22min - Atualizada em 19/03/2021 às 16h22min

“Mulheres reais no Esporte” por jubinsk

TEXTO E FOTOS: jubinsk


Tacciana Patelli Junqueira
, brilhante, querida e carismática, completa 44 anos em setembro deste ano. Mãe do Enzo (19) e Otto (11), casada com Kadu Junqueira, família poços-caldense apaixonada e entrelaçada pelo esporte. Organiza sua rotina profissional e se dedica ao treinos funcionais elaborados de sua personal Laura Franco, aliada ao MTB e corridas.
Tacciana tem força no olhar e brilho sutil que iluminam qualquer diálogo. Foi bailarina clássica e a dança trouxe como virtude humana, disciplina e minúcias, presentes no esporte e na sua profissão atual. Arquiteta, baseia sua dinâmica de trabalho com o requinte e atenção aos detalhes. Assim como na dança, articula o mover pelo espaço com conceito e sutileza.
Relata com saudosismo e referência habitada, a época dos jogos intercolegiais, quando sentia todas as nuances que envolviam esporte-educação e as expectativas de participação. Constituindo família e após a maternidade, se redescobriu, rompeu desafios, superou limites e no movimento íntimo do coração, apresentou a bicicleta ao filho Enzo. Na época, pequeno e dependente da presença materna. Foi certeira a alternativa e real a comprovação que o esporte e maternidade são compatíveis. As pedaladas sempre foram feitas em família. Por infinitos instantes, várias histórias partilhadas, o tempo faceiro, gentil, consolador, alicerçou a paixão - e hoje, todos os membros da família praticam alguma modalidade.
 
As mulheres contribuem na construção de referências femininas para a prática de atividades físicas e esportivas. A visibilidade de mulheres como atletas ou praticantes de atividades físicas variadas deve ser ampliada. Vai correr, pedalar, nadar? Convide uma mulher, incentive-as a praticarem um esporte.
As práticas esportivas regulares são extremamente benéficas para a saúde, bem-estar físico, emocional e mental. O esporte traz adaptações orgânicas, cardiovasculares e musculoesqueléticas capazes de reduzir e impedir a evolução de algumas patologias, ou seja, é preventiva. É inexplicável a energia e vibração de um atleta profissional ou amador que se dedica com disciplina e contagia o mundo com seu estilo de vida de maneira singular, cada qual com sua história e particularidades.


 






















 
Texto e fotos: Jubinsk - (35) 99830-3234

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp