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14/12/2022 às 16h03min - Atualizada em 14/12/2022 às 16h03min

Alunos da Escola Prof. Antônio Sérgio Teixeira criam jogos sobre Poços de Caldas

FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
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Através do projeto “Poços Educação para o Futuro”, estudantes utilizaram as ferramentas do método Ativamente para desenvolver jogos de tabuleiro online, com enigmas sobre locais e monumentos da cidade
 
Depois de muito trabalho e várias descobertas, alunos do 4º ano A da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira apresentaram os jogos de tabuleiro online “Desvendando os mistérios de 150 anos de Poços de Caldas”. A apresentação aconteceu durante a Mostra Cultural realizada no último sábado (10). Idealizados e elaborados pelos estudantes, os jogos contam com enigmas sobre locais e monumentos da cidade, e foram desenvolvidos sob a supervisão da professora Benita Genifer Delgado, que trabalhou junto ao Poços Educação para o Futuro, utilizando as ferramentas e a monitoria do método Ativamente.
 
O interesse dos estudantes pelas aulas de programação do método Ativamente fez surgir a ideia da atividade extra: criar um jogo educativo que desvendasse os mistérios da cidade que completou 150 anos neste ano de 2022. Primeiro, os alunos visitaram 10 pontos localizados nos arredores do Parque José Affonso Junqueira e conheceram um pouco da história de cada local. Depois, em sala de aula e com o uso das ferramentas do Ativamente, foram divididos em grupos e cada grupo criou seu próprio jogo com os enigmas sobre os lugares visitados.
 
A professora da turma falou sobre como se sentiu ao ver o trabalho finalizado. “Eu fico sem palavras, porque foi um trabalho que eu sabia que demandaria muito tempo e foi além do que a gente imaginava, porque a princípio era para criarmos um jogo para turma toda e no final conseguimos sair com seis jogos prontos. A parte de roteiro eles conseguiram fazer, a parte gráfica, que era uma coisa que jamais imaginamos que fariam, eles conseguiram fazer tudo, eu e a monitora só íamos dando as instruções, mas eles faziam todo o resto sozinhos e isso foi o que mais nos surpreendeu, essa autonomia. Superou qualquer expectativa porque os alunos foram além, então é um misto de sensações, porque somos escola de periferia, onde muitas crianças não têm acesso ao computador em casa. Lembrar que no início ninguém conseguia nem mexer no mouse e agora eles estão criando o próprio jogo deles, é algo que deixa a gente extremamente feliz”, destacou Benita.
 
A educadora apontou ainda que o desenvolvimento do jogo alcançou várias disciplinas do currículo escolar, contribuindo ainda mais para o aprendizado dos alunos. “Saímos do habitual para uma coisa extremamente nova, que para maioria não é comum, mas não fugimos dos parâmetros que precisávamos para o currículo deste ano. Analisando a BNCC, nós conseguimos entrar em geografia, história, matemática e português, porque teve leitura, interpretação, produção, teve a parte de matemática, que é a parte gráfica, eles tinham que saber como usar a figura geométrica, criar um problema fictício”, contou.
 
O professor e pesquisador Rubens Massa, CEO da A Recreativa, falou desse trabalho inspirador realizado pelos alunos da professora Benita. “Se queremos desenvolver habilidades criativas e sociais, a sala de aula deve se assemelhar muito mais com um parque, com diversas possibilidades. Não há nada disso sendo desenvolvido quando o aluno não é o protagonista da aula e deve se resumir a permanecer sentado, entre quatro paredes e limitado na sua expressão. A sala de aula deve ser o mundo, o instrumento, a curiosidade, e o professor deve fazer exatamente o que a Benita e a Isabela [monitora do Ativamente] fizeram, tornar-se um facilitador de uma experiência fascinante, que crie um aprendizado com significado: vivo, em uma linguagem que dialogue com quem ouve, e inesquecível. Tudo isso, claro, transmitindo o que se precisa”, finalizou.
 
OS JOGOS - A turma foi dividida em grupos e cada grupo criou seu próprio jogo, dentro do mesmo tema, elaborando o roteiro, as perguntas, o layout e programando tudo através da plataforma Scratch, ferramenta utilizada durante as aulas do Ativamente.
O aniversário de 150 anos de Poços serviu de inspiração para o tema central do jogo de tabuleiro online. A ideia é que utilizando alguns pontos turísticos e históricos de Poços, os jogadores desvendem alguns mistérios através de pistas enigmáticas e conheçam, de forma lúdica, um pouco mais sobre a cidade.
Além da possiblidade de escolher avatares para jogar, todos os jogos criados contam com a mesma mascote, a capivara Chica. Durante o percurso são disponibilizados os elementos água, tempo, metal e força, que ajudam o jogador a seguir no jogo; cada enigma desvendado vale pontos e permite que se avance pelo tabuleiro virtual. No final, o jogador recebe o certificado de “Explorador que desvendou os mistérios de Poços de Caldas”.
 
POÇOS EDUCAÇÃO PARA O FUTURO – “Poços Educação para o Futuro” é um projeto que leva a aprendizagem criativa do método Ativamente para as 25 escolas municipais da cidade, impactando positivamente cerca de 12 mil crianças. O programa consiste na oferta de materiais, laboratórios de informática, capacitações e apoio técnico e pedagógico para as aulas de aprendizagem criativa nas escolas. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a empresa A Recreativa.



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