14/12/2022 às 16h00min - Atualizada em 14/12/2022 às 16h00min
Google lança ferramenta de audiolivro com narração automática no Brasil
FONTE: Letícia Andrade Castro - [email protected] - FOTO: Google Play
C
A novidade promete aumentar o catálogo e consumo de livros neste formato
O Google acaba de anunciar a chegada de uma nova ferramenta disponível no Google Play Livros, o audiolivro com narração automática. Por meio de tecnologia baseada em Inteligência Artificial, será possível gerar a narração de um livro digital de modo automático. Com a novidade, a companhia aposta em um crescimento do mercado nacional de audiolivro, uma vez que será possível aumentar o catálogo de títulos disponíveis devido a simplificação do processo e diminuição do custo de produção deste formato.
Apesar do aumento no consumo de conteúdos em áudio, como observado com o mercado de podcasts nos últimos anos, apenas 5% dos livros digitais possuem uma versão em áudio. Formato que pode ser custoso e demorado, já que encontrar o narrador certo, gravar e editar não são tarefas simples. Não se pode ignorar, no entanto, que o mercado de audiolivro teve um crescimento de 25% no último ano e, por isso, precisa ter a tecnologia como uma aliada para expandir sua capacidade de produção.
Pensando nisso, o Google está usando inteligência artificial para entregar uma forma mais rápida, barata e de muita qualidade às editoras, para que possam oferecer uma nova experiência de imersão nos livros, com diversidade de catálogo. Além disso, a tecnologia impulsionará o acesso a mais histórias - audiolivros - por pessoas com deficiência visual.
“Nossos times de pesquisa avançaram de forma incrível com essa tecnologia que hoje possibilita uma narração com som natural, muito similar a um narrador humano, o que é essencial para manter o interesse na história que está sendo contada. Nossa ferramenta, que ainda está na fase de testes, é super completa e permite uma série de configurações aos editores para fornecer a melhor experiência de audiolivro para os consumidores”, afirma Ricardo Wright, Gerente de Parcerias de Notícias e Publicações do Google.
A exemplo, ouvintes já podem acessar alguns títulos clássicos de forma gratuita, como: Esaú e Jacó (Machado de Assis), O Cortiço (Aluísio de Azevedo), O Crime do Padre Amaro (Eça de Queirós) e Viagem ao Centro da Terra (Júlio Verne).