09/12/2022 às 15h34min - Atualizada em 09/12/2022 às 15h34min
NOTAS RÁPIDAS - 09/12
UMA A CADA QUATRO PESSOAS SOFRE COM ARRITMIAS CARDÍACAS
“Sentimento de desconforto, coração acelerado e, às vezes, descompassado”. Essas eram as queixas do gerente de TI Luiz Henrique Prohamann, 56 anos. Os sintomas surgiram há dois anos e, desde então, ele toma medicamentos para controlar a arritmia cardíaca - que são interrupções nas vias elétricas do coração e que fazem com que o órgão bata muito mais rápido ou devagar do que o ideal.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), o problema afeta uma em cada quatro pessoas ao longo da vida e é responsável pela morte súbita de 300 mil brasileiros todos os anos. Segundo o cardiologista do Hospital Marcelino Champagnat, Mauricio Montemezzo, boa parte das arritmias cardíacas têm cura e algumas exigem apenas o acompanhamento clínico. “Casos mais simples podem ser tratados com consultas cardiológicas de rotina, outros com medicação, mas alguns mais graves pedem cirurgia que - dependendo da técnica - pode ser realizada sem a necessidade de abrir o tórax do paciente, diminuindo o tempo de recuperação e melhorando a qualidade de vida”, explica.
FONTE: Lívia Cristaldo - [email protected]
ROCK NO MUNDO DOS PODCASTS
2022 foi, sem dúvida, um ano que ficará marcado para sempre na história do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio. Depois de uma edição memorável em Lisboa e uma arrebatadora na Cidade do Rock carioca, o festival segue acumulando feitos importantes. Na tradicional retrospectiva anual realizada pelo Spotify, o podcast She Rocks, fruto de uma parceria entre o Rock in Rio e a TIM, contabilizou 623% mais streamings que a média do setor.
Escutado em 11 países, o conteúdo entrou para o top 5% dos mais compartilhados no mundo, além de estar no top 10% de podcasts mais seguidos. Com 769 minutos de conteúdo, sendo 82% mais do que os outros criadores na categoria Música, o She Rocks recebeu uma avaliação de 4,7 dos seus ouvintes.
FONTE: Rock in Rio - Approach Comunicação - [email protected]
MAIS DA METADE DOS PEQUENOS NEGÓCIOS MINEIROS É FAMILIAR
Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Família (8/12), uma pesquisa realizada pelo Sebrae Minas com 1.413 empreendedores do estado mostra que mais da metade dos entrevistados (51%) está à frente de negócios familiares. Entre os portes, o Microempreendedor Individual (MEI) é o que mais tem familiares envolvidos no dia a dia das atividades empresariais: 56%. O percentual de Microempresas (ME) com gestão familiar é de 45% e de Empresas de Pequeno Porte (EPP) é de 41%.
Do total de entrevistados que afirmou ter um negócio familiar, 90% estão na primeira geração do negócio, ou seja, começaram com o atual proprietário. As EPP têm um percentual mais expressivo de negócios que já passaram da primeira geração da família: 15% estão na segunda e 2% estão na terceira geração. As ME veem em segundo lugar, com 11% dos negócios já tendo passado da primeira para a segunda geração e 2% para a terceira. Já entre os MEI, 6% afirmam estar na segunda geração e apenas 1% na terceira.
A pesquisa também mostra que 51% dos pequenos negócios familiares têm até quatro anos de mercado.
FONTE: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE MINAS GERAIS CRESCEU 1,7% EM OUTUBRO DE 2022
A produção industrial de Minas Gerais expandiu 1,7% em outubro de 2022, em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, registrando taxa positiva mais acentuada que a média nacional (0,3%). O resultado de Minas Gerais tem a segunda maior influência positiva no índice geral e interrompe uma sequência de dois meses de taxas negativas para o estado.
Para mais informações, acesse a página do IBGE na Internet (www.ibge.gov.br).
FONTE: MG-IBGE MG Informa - [email protected]
PROJETO CÂMARA EM VISITA RECEBE 17 ESCOLAS EM 2022
Várias unidades de ensino, além de projetos sociais do município, estiveram no Legislativo para o Câmara em Visita no ano de 2022. Foram 17 instituições que conheceram as dependências da Casa, as atribuições dos vereadores e o papel das Assessorias, e votaram propostas de melhorias para a cidade. Nas últimas semanas, participaram das atividades a Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco e o projeto Poços Promove Jovem, da Secretaria Municipal de Promoção Social.
O Câmara em Visita foi criado através da Resolução n. 658 e completou 21 anos em 2022. Centenas de instituições passaram pela Câmara desde a implantação do projeto. Através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, várias escolas participaram da atividade neste ano. Todas as escolas da cidade, tanto as públicas como as particulares, além das universidades e os projetos sociais do município, podem participar do projeto. Os agendamentos devem ser feitos com a Escola do Legislativo pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail [email protected].
FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas