09/12/2022 às 15h27min - Atualizada em 09/12/2022 às 15h27min
Maior roda-gigante estaiada da América Latina será inaugurada em São Paulo
FONTE: Leonardo Lotto - [email protected] - FOTOS: Ricardo Cyrillo/Divulgação Roda Rico
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Ela é oficialmente a maior da América Latina e supera em altura equipamentos instalados em cidades globais como Paris, Toronto e Chicago.
Projeto de implantação é da Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana
Uma ação público-privada entre a empresa Interparques e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Prefeitura Municipal de São Paulo, traz à capital paulista a Roda Rico, maior roda-gigante já operada no Brasil.
Com aproximadamente 90 metros de altura, o equipamento será inaugurado ao público nesta sexta-feira, 09 de dezembro, às margens da Marginal Pinheiros, numa área livre dentro do Parque Estadual Cândido Portinari, próximo à Estação Villa Lobos-Jaguaré da CPTM.
O projeto de implantação é assinado pelo escritório Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana e foi concebido com sistema construtivo que prioriza a industrialização e montagem para uma obra mais seca e limpa.
Ela é oficialmente a maior da América Latina e supera em altura equipamentos instalados em cidades globais como Paris, Toronto e Chicago. A operação será feita pela Interparques, empresa com vasta experiência em implantação e operação de parques.
“Queremos trazer para São Paulo uma nova atração turística que atraia tanto os brasileiros quanto os viajantes de todo o mundo. A Roda Rico tem potencial para se tornar referência, como são as rodas-gigantes de capitais como Londres, Las Vegas e Dubai”, afirma Marcelo Mugnaini, diretor de operações da Roda Rico.
A roda-gigante terá 42 cabines com capacidade para oito pessoas cada, todas com ar-condicionado e wi-fi. "O modelo escolhido é especialmente desenhado e fabricado para o projeto e preza pelo design, leveza, transparência e beleza. Tem período de rotação de 25 a 30 minutos e tecnologia continuous loading, que permite ciclo silencioso e menor formação de filas, pois o embarque e o desembarque são feitos sem interromper a rotação", explica Mugnaini.
Similar a uma roda de bicicleta, esse tipo de estrutura permite construir rodas-gigantes mais leves, de elevada permeabilidade visual e de grande diâmetro. Por essa razão, está presente em modelos por todo o mundo, como a Ain Dubai, a High Roller em Las Vegas, a Singapore Flyer e na icônica London Eye.
A plataforma de embarque foi desenvolvida em estrutura metálica com lajes em steel deck, escadas e elevadores com caixa de corrida com componentes metálicos. As áreas de apoio que se desenvolvem abaixo do piso da plataforma utilizam sistema light steel frame com fechamentos em placas cimentícias e drywall. Para os pisos das áreas externas, foi adotado sistema em bloco de concreto intertravado com bordas retas, que além de permitir a infiltração das águas de chuva, também atende aos critérios de acessibilidade no que se refere a minimizar a trepidação ao tráfego de dispositivos com rodas.
O projeto também prevê sistema de captação de água de chuva em reservatório específico para reutilização na irrigação das áreas de paisagismo. O sistema de iluminação das áreas de praça e plataforma, bem como das áreas internas de apoio, contam com tecnologia LED para maior eficiência energética.
O equipamento composto por estrutura metálica com mais de 1.000 toneladas foi projetado pelo fabricante exclusivamente para o Brasil e trazido em peças modulares dentro de containers da China e Europa. Fundações em blocos de concreto com mais de 170 metros cúbicos cada e estacas que chegam a 15m de profundidade suportam as cargas da enorme estrutura do equipamento.
As soluções adotadas garantem ainda acessibilidade e desenho universal para que o equipamento se torne um verdadeiro espaço de inclusão, permitindo encontros, contemplação e aprendizado. Sua localização irá acolher quem mora em São Paulo, quem por ela transita ou vem visitá-la, usufruindo dos seus tantos recursos. A Roda Rico garante ainda fácil acesso por modal ferroviário, viário e cicloviário.
A grande riqueza paisagística e urbanística do projeto está certamente no fato da íntima relação que o equipamento promoverá com o Rio Pinheiros. Através de um agradável passeio pela Roda, será possível desvendar aspectos históricos, ambientais, territoriais deste Rio tão precioso para a cidade de São Paulo e muitas vezes tão pouco conhecidos por seus moradores e visitantes.
“A oportunidade de ter este equipamento de caráter não só turístico, mas também educativo junto ao Rio Pinheiros, é muito relevante por trazer à percepção do visitante e do paulistano a presença, a beleza, a importância deste nosso rio dentre outros já muito escondidos através do processo de urbanização e crescimento da cidade, apontando para a construção de elos afetivos e criativos a favor da preservação e revitalização de nossos recursos hídricos tão essenciais à vida!”, cita Adriana Levisky, arquiteta responsável pelo projeto.
“Ao longo da história da cidade, com o seu crescimento, fomos perdendo a memória do rio, demos as costas a um elemento que merece nossa deferência. Assim, a Roda-Gigante é uma contribuição também para seu resgate em sua importância, com a possibilidade de nos apropriarmos da cidade a partir de uma perspectiva inédita, a 91 metros de altura”, diz.
A roda-gigante paulistana terá ainda uma área de convivência integrada de forma harmônica com o Cândido Portinari, correspondente a 3% da área total do parque.