Brand-News Publicidade 1200x90
08/12/2022 às 15h14min - Atualizada em 08/12/2022 às 15h14min

Copa do Mundo do Qatar é a primeira com certificação internacional de evento sustentável

FONTE: Andrezza Hernandes Rodrigues - [email protected] - FOTO: Reprodução Google
C 
ISO 20121, que certifica Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis é utilizada pela primeira vez em um mundial de futebol masculino
 
A Copa do Mundo de 2022 no Qatar já pode ser considerada a mais sustentável da história. Com ações como a dessalinização da água do mar, investimento em energia solar e na gestão eficiente de resíduos, o evento que reúne as melhores seleções masculinas de futebol do planeta obteve a certificação internacional ISO 20121 - Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis - e se tornou pioneiro a implantar esta norma no setor.
 
O país sede da Copa, localizado no Oriente Médio, possui poucos recursos naturais e a implantação da ISO 20121 possibilitou a utilização eficiente dos recursos disponíveis. A norma permite identificar, reduzir e eliminar os impactos negativos de eventos, nas esferas ambiental, social e econômica, como a geração de grandes volumes de resíduos, desperdício de materiais, consumos excessivos e problemas para as comunidades envolvidas. Ao mesmo tempo, maximiza os impactos positivos, trazendo benefícios públicos, comunitários e econômicos.
 
Não são apenas eventos de grande porte que podem implementar essa norma, mas também aqueles de todos os tipos, independentemente do setor ou tamanho. A ISO 20121 segue a metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA) - planejar, fazer, checar e agir -, proporcionando uma melhoria contínua de gestão.
 
“A certificação de eventos é benéfica para sociedade, meio ambiente e empresa, ao promover a implementação de uma cultura de melhoria contínua para as organizações, públicas ou privadas e mitigar os impactos ambientais”, pontuou a vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Alessandra Costa. “E também pode resultar em economia financeira”. A norma também auxilia na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e permite uma gestão mais eficiente ao longo da cadeia de fornecedores.
 
O primeiro passo para certificar um evento com a norma ISO 20121 é buscar uma organização certificadora, que trabalhe com a norma. O organismo realizará uma avaliação documental e auditoria no local. Após a concessão da certificação, haverá acompanhamento anual e renovação a cada três anos.
 
SOBRE A ABRAC - Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.