29/11/2022 às 15h16min - Atualizada em 29/11/2022 às 15h16min
NOTAS RÁPIDAS - 29/11
ÓCULOS USADOS POR GOLEIROS SUÍÇOS SÃO MEDICINAIS
Os óculos usados em treinos pelos goleiros da Suíça melhoram a visão de jogo. Isso porque, estimulam os reflexos rápidos, afirma o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier de Campinas, que é membro do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia). “A agilidade no campo de futebol e outras atividades está associada à visão periférica que nos faz acreditar que enxergamos mais do que o cérebro processa”, diz. Normalmente, explica o médico, nosso cérebro descarta 80% das informações visuais que recebemos porque enxergamos com nitidez através de uma pequena porção central da retina, a mácula, que tem em torno de 1,5 milímetro. Significa que só enxergamos com precisão o que está literalmente na frente de nossos olhos. “Esta é a razão do reconhecimento instantâneo das imagens estáticas e da demora de 0,5 a 0,6 segundos das imagens em movimento.”
Segundo Queiroz Neto, estes óculos são produzidos com lentes de cristal líquido, que são estroboscópicas - ou seja, a transparência oscila, eliminando as imagens por milésimos de segundos. “O princípio desta tecnologia, usada por várias empresas, é o mesmo da musculação, ou seja, forçar para fortalecer”, explica o especialista. “A intermitência das imagens nas lentes constrói novas conexões neurais entre o olho e cérebro que força o cérebro a processar com mais agilidade e detalhes as imagens periféricas, além de melhorar o equilíbrio, aumentar a rapidez dos movimentos inclusive dos olhos e o tempo de reação” afirma.
FONTE: Eutrópia LDC - [email protected]
FINAL DO CONCURSO ESTADUAL DE QUEIJO MINAS ARTESANAL SERÁ NO DIA 30/11
A final do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA) será nesta quarta-feira (30/11), na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Belo Horizonte. Estão na disputa os 40 queijos classificados nas etapas regionais do concurso e destacados nas regiões em que há produtos selecionados de empreendimentos legalizados junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou serviços oficiais de inspeção. No mesmo dia, também ocorrerá a edição especial do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas, que terá 40 produtos concorrendo.
Os dois concursos são realizados pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
O júri é composto de estudiosos da produção queijeira e por profissionais de gastronomia. Cada produtor inscrito enviou duas peças inteiras de queijo (maturação entre 14 a 30 dias), sem nenhuma informação que torne possível o reconhecimento da marca, da região ou do produtor no momento do julgamento.
FONTE: SEC.GERAL Superintendência de Imprensa - [email protected]
V SEMINÁRIO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SERÁ REALIZADO NOS DIAS 1 E 2 DE DEZEMBRO
A Secretaria Municipal de Promoção Social convida para o V Seminário da Pessoa com Deficiência, que será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, no Espaço Cultural da Urca, com o tema “Vida Adulta: cidadania e longevidade assistida”.
Organizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com as instituições que compõem a Rede da Pessoa com Deficiência, o evento dá sequência às ações iniciadas em 2018, com o primeiro seminário. No dia 1º, a programação será realizada durante todo o dia, das 8h às 17h. Já no dia 2, as discussões ocorrem das 8h às 12h, sempre no Salão Norte da Urca, também com transmissão pelo Canal Rede PCD no YouTube.
O evento integra o trabalho desenvolvido pela Promoção Social, que visa conscientizar a comunidade sobre as parcelas da sociedade que precisam de atenção especial, através da criação de redes interdisciplinares. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo link https://forms.gle/3mKnNdzCP887Lx3G9. Haverá emissão de certificado.
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
SENAC EM POÇOS DE CALDAS SEGUE CADASTRANDO DOCENTES NA ÁREA DE MODA PARA ATUAÇÃO A PARTIR DE 2023
O Senac em Poços de Caldas está com vagas abertas no Banco de Talentos para docentes na área de Moda que queiram ministrar o curso Técnico em Produção de Moda na unidade em 2023. As inscrições devem ser feitas por meio do site do Senac até 31 de dezembro.
O profissional irá ministrar aulas presenciais do curso do Senac, orientar e desenvolver o aprendizado dos alunos, além de participar das atividades pedagógicas relacionadas ao cargo. Por isso, para se candidatar é necessário residir ou ter fácil acesso à cidade de atuação. É exigido Ensino Técnico em Produção de Moda, sendo desejável Ensino Superior ou pós-graduação em Moda.
O Senac também disponibiliza vagas para intérprete de libras e está cadastrando pessoas com deficiência (PCD). Para participar do processo seletivo, o interessado deve acessar o site.
FONTE: Mateus Santos - Rede Comunicação - [email protected]
MODOS DE FAZER O QUEIJO MINAS ARTESANAL É APRESENTADO EM ENCONTRO MUNDIAL DA UNESCO NO MARROCOS
A cultura brasileira está presente no Marrocos. Até o dia 3 de dezembro, o Governo Federal e Governo do Estado de Minas Gerais realizam ação cultural durante a 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, na capital do Reino do Marrocos, Rabat.
A iniciativa busca sensibilizar as delegações presentes quanto à futura candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, além de realizar uma maior divulgação do bem cultural brasileiro junto ao público participante e à imprensa internacional. Ações complementares vão contribuir para esse objetivo: a montagem da Exposição do Queijo Minas Artesanal e um Workshop de Experiência Imersiva sobre os Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal, degustação de queijos das distintas regiões produtoras, além de reuniões técnicas dentro da programação do evento.
Após essa participação no evento da UNESCO no Marrocos, a perspectiva é dar sequência aos trâmites necessários para a formalização da candidatura.
FONTE: Assessoria de Comunicação Iphan - [email protected]