21/11/2022 às 16h50min - Atualizada em 21/11/2022 às 16h50min

Exposição em homenagem a Hugo Pontes fica em cartaz até dezembro

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
C 
Mostra na Biblioteca Júlio Bonazzi reúne poemas visuais e outras obras do escritor
 
Desde a última quarta-feira (9), o público pode apreciar a exposição “Nous ne pouvons pas voyager par le monde, mais notre art voyage pour nous” (“Não podemos viajar pelo mundo, mas nossa arte viaja por nós”), que homenageia o escritor, poeta e professor Hugo Pontes, em cartaz na Biblioteca Municipal Professor Júlio Bonazzi, dentro das celebrações dos 150 anos de Poços de Caldas. 
 
“É sempre uma surpresa que alguém ou uma instituição preste uma homenagem e foi o caso agora da Secretaria de Cultura que, através da Biblioteca Júlio Bonazzi e seus funcionários, fez a opção por montar uma exposição com os meus trabalhos, tanto os poemas visuais, quanto meus livros publicados e antologias. Isso realmente causa uma emoção e marca a vida da gente. Uma homenagem que se presta a uma pessoa em vida é sempre muito importante”, destacou o homenageado, em entrevista à TV Poços por ocasião do lançamento da exposição. 
 
Hugo Pontes (na foto com a esposa Iara Pontes) é conhecido e reconhecido internacionalmente, já expôs em vários países. Suas Antologias são expostas no Brasil e no exterior desde 1985 e seus Poemas Visuais e Arte Postal desde 1990. Este ano, inclusive, ele foi convidado para expor na Ucrânia.
 
A exposição é composta por poemas visuais do autor, revistas com entrevistas e participações do escritor, fotos de congressos e imagens do arquivo pessoal do professor, além de obras publicadas. 
A mostra segue aberta para visitação até 9 de dezembro, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira.
 
O HOMENAGEADO - Hugo Pontes é natural de Três Corações/MG, onde nasceu a 22 de julho de 1945. Foi criado e iniciou seus primeiros estudos na cidade de Conceição do Rio Verde. Reside em Poços de Caldas há mais de 40 anos. Suas atividades literárias têm início na cidade de Oliveira, junto com o Grupo VIX de poesia de vanguarda. É professor formado em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Literaturas, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa, de Divinópolis.
Tem especialização em Literatura Brasileira; em História e Memória; em Pedagogia; em Tecnologia da Informação e Turismo. Como professor, trabalhou no Instituto Educacional São João da Escócia, E.E. Polivalente, Centro de Estudos Supletivos. Ocupou, em 1997, o cargo de Secretário da Educação e Cultura de Poços de Caldas. Com relação às suas atividades literárias e de pesquisa histórica, apresenta em seu currículo uma extensa lista de ações relacionadas com a Poesia, o Poema Visual, a Arte Postal, à pesquisa sobre literatura, folclore, à história de Minas Gerais e de Poços de Caldas.
 
A Biblioteca Professor Júlio Bonazzi fica na Praça Tiradentes, 617 - Santa Rita.
Mais informações: 3697-2198.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.