Brand-News Publicidade 1200x90
21/11/2022 às 16h47min - Atualizada em 21/11/2022 às 16h47min

Forte Noronha anuncia novidades do mais novo equipamento de turismo do Brasil

FONTE E FOTO: Comunicação Consórcio Forte Noronha
C 
Patrimônio do século XVIII e o primeiro monumento tombado objeto de uma concessão no Brasil, equipamento abrirá suas portas na primeira quinzena de dezembro
 
Localizado na Baía de Santo Antônio, na Ilha de Fernando de Noronha (PE), e gerenciado pelo Consórcio Forte, desde abril (2022), o Forte Noronha iniciará operações na primeira quinzena de dezembro deste ano. Em ritmo acelerado de finalização das obras e do recrutamento de profissionais, o empreendimento será um dos mais imponentes monumentos de entretenimento e turismo do Brasil. Voltado à proteção do patrimônio, preservando a história e todo legado imponente do Forte de Nossa Senhora dos Remédios, também terá como propósito a promoção e o incentivo do destino, seguindo comprometidos pilares de sustentabilidade.
 
Em fase de conclusão das obras de reforma, com a instalação de equipamentos, trabalho de decoração e treinamento do time, o Forte Noronha reabrirá como um novo equipamento cultural da ilha, contemplando um importante museu imersivo sobre a história do surgimento de Fernando de Noronha, desde a erupção vulcânica do arquipélago, à passagem de Américo Vespúcio, até a base americana na Segunda Guerra Mundial, até os dias atuais. Além deste, a fortaleza contará também com museu a céu aberto com placas informativas e educadores, que conduzirão os visitantes em passeios com duração de cerca de 30 minutos.
 
O Forte Noronha será um importante ponto turístico do Brasil. Promovendo e incentivando o destino, a gestão do empreendimento seguirá comprometida com os pilares de sustentabilidade e da valorização da gastronomia, da música, do artesanato local. Assim, enaltecerá e fortalecerá ainda mais as cadeias relacionadas às produções e tradições culturais que só Fernando de Noronha tem.
 
Com projetos de arquitetura e de iluminação assinados pelos escritórios Meireles Pavan e Ilumination, respectivamente, as propostas apresentarão abordagens inteligentes e criativas, valorizando os atributos culturais e priorizando os pilares de sustentabilidade ambiental do negócio. “Respeito. Esse foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto. Respeito com o passado e o natural. Assim foi proposto o mínimo de modificações naquilo que é existente para que sua história seja preservada ao longo dos tempos”, pontua Bruno Meireles, arquiteto responsável pelo projeto.
 
No quesito infraestrutura, o Forte Noronha contará com museu interativo com dados históricos e ambientais da ilha, áreas expositivas, mirantes, arquibancada, espaço de entretenimento infantil, palco para apresentação de artistas locais, auditório, restaurante com capacidade para 500 pessoas sentadas, espaço para eventos privados com capacidade para 1200 pessoas, mesas compartilhadas, gazebos exclusivos.
 
Um dos importantes atrativos do Forte Noronha será também a gastronomia, complementando a experiência cultural, a valorização ambiental e local do espaço. Sob o comando da chef Fernanda Wiettaeuper - com marcantes passagens no comando da cozinha do Wiella Bistrô (Recife-PE), experiências na França e recente passagem no Maré (Fernando Noronha) -, o Forte Noronha lançará operação própria e com proposta inédita no equipamento, o restaurante Paiol
 
Honrando as tradições de Fernando de Noronha, a proposta gastronômica do Paiol tem como ponto de partida o elemento fogo, inspirada no próprio hábito local dos noronhenses na preparação do peixe na fogueira, prática realizada desde os primeiros habitantes da ilha. O cardápio apresentará a força e a riqueza nordestina, com toques da cozinha mediterrânea. Uma das experiências oferecidas será o tradicional churrasco, uma das principais preferências do brasileiro, aliado à parrilla Argentina, com cortes clássicos e itens menos casuais, como polvo e cogumelos.

 
Outro ponto que merece destaque é compromisso do equipamento com o meio ambiente. Em agosto deste ano (2022) a fortaleza recebeu o Selo de Sustentabilidade Tesouro Verde. O título, que atesta o compromisso do equipamento com práticas voltadas às políticas ESG, tem como principal objetivo a redução dos impactos ao meio ambiente e o gerenciamento responsável do consumo de recursos naturais resultados da atividade do empreendimento.
 
O selo endossa o compromisso socioambiental da gestão do Consórcio Forte com a ilha por meio da aquisição de títulos de créditos de floresta homologadas, dentro do programa Brasil Mata Viva, sendo eles dos núcleos de origem Xingu, Teles Pires, Madeira e Arinos. Com validade até outubro de 2023, a compensação é baseada na projeção do impacto que o Forte Noronha produzirá no seu primeiro ano de funcionamento, levando em consideração as informações sobre o número de pessoas que atuarão no empreendimento, o consumo anual de energia elétrica e água, a produção anual de lixo e a área ocupada pelo equipamento.
 
EVENTOS - Aguardada com grande expectativa pelo segmento corporativo, de casamentos e celebrações particulares, a reabertura do Forte Noronha tem gerado movimentação no setor de eventos, atraindo os olhares de empresas, noivos, cerimonialistas e produtores de diversas regiões do Brasil. Chamando atenção no mercado pelo projeto de infraestrutura e por sua encantadora e exuberante beleza, em especial para a vista espetacular e privilegiada do pôr-do-sol, o equipamento é cenário naturalmente perfeito para momentos marcantes, ocasiões religiosas e eventos corporativos. O equipamento irá dispor de opções em serviços próprios e personalizados.
 
GESTÃO FORTE NORONHA - O Consórcio Forte é composto pelas empresas Pentágono Investimentos, Dix Empreendimentos, e Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), responsável pela administração do Paço do Frevo (Recife) e do Museu do Amanhã (Rio de Janeiro). O grupo assumiu a administração em abril de 2022 com o propósito de proteger a preservação do legado imponente do equipamento, e o fomentar o potencial do destino com bases pautadas na sustentabilidade e na valorização da cultura local, como gastronomia, música, biodiversidade e a rica história da ilha.
 
SIGA O FORTE NORONHA
Instagram: @fortenoronha
Site: fortenoronha.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.