16/03/2021 às 15h59min - Atualizada em 16/03/2021 às 15h59min

Flipoços Clássicos terá Pilar del Río e Nélida Piñon

FONTE E FOTO: GSC Eventos Especiais
Amigas vão conversar sobre Camões, Saramago, livros e literatura
 
O novo projeto que contará com quatro programas temáticos virtuais do Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas ao longo do ano, terá início em abril, dias 28 e 29, com uma programação que vai desde a homenagem aos 90 anos de Augusto de Campos até Platão, passando por Camões e Saramago. Nesse ponto o Flipoços Clássicos vai receber a jornalista Pilar del Río pela primeira vez no Festival, juntamente com a também ilustre habitué do Festival, escritora Nélida Piñon.
O encontro entre as amigas acontecerá dia 29 de abril, às 15h, na Mesa "De Camões a Saramago, uma viagem entre dois tempos", com mediação de Gisele Ferreira. A transmissão gratuita vai acontecer na redes sociais do Flipoços (Youtube e Facebook) e com retransmissão nos parceiros: Nós Educação; Município de Óbidos (Portugal); Publishnews; The Book Company (Portugal); Elicer (Festival do Cerrado); Museu da língua Portuguesa (SP); Podcast Rabiscos; Resenhando e Secult Poços. Patrocínio Cultural do Clube de Literatura Clássica.  
 
CONTO DE FADAS - Pilar del Río foi a companheira por 24 anos de José Saramago, o grande escritor português, único Nobel de Literatura de língua portuguesa. Eles se conheceram quando ele tinha 64 anos e ela 36. Fascinada pelas obras do autor português, em especial, pelo livro "O Ano da Morte de Ricardo Reis“, de 1984, Pilar foi para Lisboa saber quem era aquele escritor de escrita fina e encantadora. Se conheceram em 1986 e foram viver juntos em 1990. O amor explícito entre o casal foi a essência da vida dos dois, que viveram um relacionamento típico dos contos de fadas, até sua morte, em 2010. Em seus últimos dias, o escritor pediu à esposa, ´continua-me´.
A partir de então Pilar leva como missão difundir e perpetuar a memória e as obras do marido mundo afora. Pilar del Río nasceu em Sevilha, Espanha, tem nacionalidade portuguesa e sente-se latino-americana. Atualmente é presidente da Fundação José Saramago, com sede em Lisboa. 
 
Junto com Pilar, Nélida Piñon, amiga de longa data, traçará um paralelo sobre a vida e obra de Luís de Camões (1524-1580), por quem a escritora brasileira é apaixonada, ao ponto de ter em se escritório uma estátua do autor português.
O amor de Nélida Pinõn por Luís de Camões, por Portugal, pela Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e suas histórias, resultou, ano passado, no lançamento do festejado romance épico “Um dia chegarei a Sagres”. Nélida, escritora premiada nacional e internacionalmente e imortal da Academia Brasileira de Letras, é dona de uma vastíssima obra com mais de 40 livros publicados, dentre eles a República dos Sonhos, O livro das horas e Uma furtiva lágrima, alguns dos mais destacados.
 
Para mais informações, acesse o site www.flipocos.com ou ligue (35) 3697 1551.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp