04/11/2022 às 16h03min - Atualizada em 04/11/2022 às 16h03min

Nordeste brasileiro ou Caribe? Para onde vale a pena viajar no verão 2022/2023

FONTE: Interamerican Network - FOTO: Arquivo - AFT Comunicação Digital
Salvador, um dos destinos de praia mais buscados pelos viajantes
C 
Voos para os principais destinos de verão na América Latina estão mais em conta do que em 2019, indica levantamento do KAYAK. Mas o Nordeste do Brasil tem melhores preços
 
O verão 2022/2023 promete para quem está já há algum tempo sonhando em aproveitar ao máximo a temporada de férias. Um levantamento recente realizado pelo metabuscador de viagens KAYAK aponta que os preços médios dos voos para destinos do Caribe e do Nordeste brasileiro estão mais vantajosos do que em 2019.
  
Dentre os destinos do Nordeste, o mais buscado para a próxima temporada de verão é Recife, com 260% de variação no volume de buscas, comparando 2022 ao mesmo período de 2019, seguido por Salvador (BA) (210% de variação) e Fortaleza (CE) (209% de variação). Já Maceió (AL) apresentou a maior variação no volume de buscas, 318% nesse período, seguido pela capital paraibana, João Pessoa (PB), com 314% de variação no mesmo intervalo. Porto Seguro (BA) teve a terceira maior variação no volume de pesquisas, 306%, no comparativo 2022 x 2019.
Em relação ao preço médio da passagem aérea, três dos principais destinos nordestinos levantados apresentaram queda razoável, comparando os períodos de 2022 e 2019. A maior baixa foi no ticket aéreo para Ilhéus (BA), que mostrou variação no preço médio de -12,3%. Em seguida vem Aracajú (SE), com -8,1% de variação na passagem aérea dentro desses períodos.
 
A capital do Rio Grande do Norte, Natal, também mostrou decréscimo no ticket aéreo, - 6,3%. No sentido oposto, Salvador e Fortaleza exibiram alta nos preços dos respectivos voos comparando-se a 2022 em relação a 2019, e ambos apresentaram alta de cerca de 11% na variação do preço médio. É importante considerar que a antecedência de compra do bilhete influencia no seu preço e esses são os encontrados no momento desse levantamento.
 
Quanto ao Caribe, o levantamento do KAYAK identificou um aumento significativo de buscas por destinos na região, no comparativo 2022 x 2019. Aruba foi a ilha que obteve maior crescimento na variação de volume de buscas no período, com 308% de aumento. A República Dominicana apresentou a segunda maior variação de buscas, com crescimento de 283%. Já Cartagena, no Caribe colombiano, mostra seu potencial turístico com aumento de 236% no volume de buscas no período.
 
A boa notícia para quem pensa em trocar as praias do Nordeste pelas do Caribe no próximo verão é que os quatro destinos da região mais buscados no KAYAK apresentaram queda no preço médio das passagens aéreas, comparando o mesmo período de 2022 a 2019. Aruba e Cartagena mostraram a maior queda, -12,8% e -12,5%, respectivamente, na variação do preço médio no período. Mas quem preferir a República Dominicana ou Cancún também levará vantagem, pois a queda no preço médio variou em -7,5% e -5,8%, respectivamente.
 
Para o country manager do KAYAK no Brasil, Gustavo Vedovato, os brasileiros contam com boas oportunidades de viagem para o verão 2022/2023. “O aumento no volume de buscas de destinos de verão demonstra o crescimento de interesse das pessoas para aproveitarem o período de férias que se aproxima, o que é muito positivo para o mercado de turismo”, observa Vedovato.
 
“O levantamento mostra que o Nordeste continua como uma tradicional e atraente opção de férias, tanto em termos de preço quanto de belezas naturais, mas que o Caribe pode ser uma boa alternativa para os viajantes que querem conhecer outros destinos de verão fora do Brasil, pois os preços para lá ainda estão mais em conta do que em 2019. Basta fazer um bom planejamento da sua viagem, a antecedência de compra faz toda a diferença para garantir preços mais atrativos”, destaca.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.