04/11/2022 às 15h11min - Atualizada em 04/11/2022 às 15h11min

Instituto Alcoa recebe homenagem da Câmara

FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa Poços de Caldas
Fábio Martins, diretor de Operações da Alcoa Poços, ladeado por Lucas Arruda e Marcelo Heitor
c 
Na noite da última terça-feira (01), a Câmara de Poços realizou uma sessão especial em comemoração aos 30 anos do Instituto Alcoa. A homenagem, proposta pelo vereador Lucas Arruda (Rede) através de Requerimento aprovado em Plenário, reuniu profissionais da empresa e representantes de organizações que atuam em parceria com o Instituto Alcoa.
 
Durante a solenidade, o diretor de Operações da Alcoa Poços, Fábio Martins, recebeu uma placa do Legislativo, simbolizando a homenagem pelas três décadas de fundação do Instituto. “Gostaria de fazer o meu agradecimento especial ao Lucas e aos demais vereadores dessa Casa por aprovarem essa homenagem ao Instituto Alcoa. Como diretor de Operações e conselheiro do Instituto, me sinto muito honrado de estar aqui representando a empresa. É um grande prazer, uma grande honra receber essa homenagem celebrando os 30 anos do Instituto Alcoa, que iniciou suas atividades em 1990 e sempre teve um trabalho muito focado com o coletivo, pensando coletivamente na nossa base, a geração de trabalho e renda e educação. Sabemos da importância da contribuição da iniciativa privada no desenvolvimento da sociedade”, ressaltou Fábio durante a sessão.
 
O diretor falou, ainda, sobre o trabalho do Instituto Alcoa na região. “O Instituto Alcoa tem um foco maior nas quatro regiões que a empresa atua, que, além de Poços, são Divinolândia, Caldas e Andradas. Como governança da nossa atuação, temos o Conselho Consultivo de Relações Comunitárias, que tem a participação de representantes de diversos setores da sociedade. E essa participação da iniciativa privada só é possível com a colaboração de todas as pessoas. A Alcoa opera aqui em Poços desde 1965, mas desde a nossa primeira doação, em 1973, já foram mais de R$ 42 milhões doados à sociedade, através do instituto, da Alcoa Fundation e de recursos da própria unidade. Mas, muitas vezes, o trabalho investido é mais importante que o dinheiro. Todas as obras dos voluntários para a comunidade são de grande valor. Somente nos últimos anos, doamos mais de R$ 1,2 milhões em auxílios à Santa Casa e outras entidades no auxílio ao combate da pandemia da COVID-19, quando também doamos equipamentos e auxiliamos na montagem do Hospital de Campanha da cidade. Isso é um grande orgulho para nós”, pontuou.
           
Os vereadores também prestaram uma homenagem a Maria Cristina Gonçalves (consultora de Relações Governamentais), Fábio Costa (analista de Assuntos Institucionais) Ana Luisi (Assessora de Imprensa), Lenira Sólia (ex-alcoana e voluntária por 20 anos na equipe Líder de Relações Institucionais), Terezinha Couto (ex-alcoana, membro do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias e diretora executiva da Associação Poços Sustentável - APS, organização que nasceu por meio de uma iniciativa da Alcoa Poços), Lucas Arruda (membro do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias), Marcos de Carvalho Dias (superintendente da Santa Casa, primeira instituição a receber recursos da Alcoa Poços), Valdir Sementile (presidente da Fundação Jardim Botânico, entidade que recebe apoio do Instituto Alcoa), Sandra Marques (coordenadora da Casa do Caminho, instituição parceira de muitos projetos) e Ana Paula Tranche (presidente da ADEFIP, parceira de projetos e ações voluntárias).
           
O vereador Lucas Arruda comentou sobre a proposição da homenagem. “Na verdade, o instituto está fazendo 32 anos em 2022, mas foi em 2020 que propusemos esta homenagem, pois 30 anos é um marco, não é qualquer dia que uma organização atinge essa idade. Infelizmente, estávamos em um momento de pandemia e não eram possíveis eventos como este. O Instituto Alcoa é um instituto empresarial, sem fins lucrativos e com o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente, como é o caso daqui de Poços. Sempre aprendemos que todas as empresas precisam, necessariamente, ter o seu braço social. Infelizmente, não são todas que têm essa perspectiva ou colocam isso em prática, mas, com certeza, a Alcoa é uma das empresas que faz esse trabalho. Que tira sua matéria-prima de Poços de Caldas, mas que também dá um retorno muito palpável em ações sociais. São muitos anos empregando muitas famílias e pessoas de Poços de Caldas e trazendo um legado importante. É muito fácil visitar uma escola, uma instituição e se deparar com uma plaquinha do Instituto Alcoa, porque construiu uma biblioteca, porque construiu uma brinquedoteca, porque reformou uma cozinha. Isso na cidade inteira e na zona rural. E isso é muito gratificante”, destacou.
           
Ainda durante a cerimônia, houve apresentação do Coral Alexandre Nunes Pereira, da Associação de Deficientes Físicos de Poços - ADEFIP (foto abaixo). A sessão especial contou, ainda, com a presença da secretária de Educação, Maria Helena Braga, e da técnica de Referência da Incubadora Social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Patrícia Belchior de Ávila.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.