03/11/2022 às 15h30min - Atualizada em 03/11/2022 às 15h30min
NOTAS RÁPIDAS - 03/11
COMPRAS INTERNACIONAIS DE BRASILEIROS NO DÉBITO AUMENTARAM EM 2022, APONTA VISA
Com o reaquecimento do setor de viagens internacionais após a reabertura das fronteiras, os consumidores brasileiros entusiasmados com turismo mostram um novo fôlego para compras internacionais. É o que aponta a Visa Consulting & Analytics (VCA), que analisou as transações realizadas fora do Brasil com credenciais Visa emitidas no país, durante junho de 2021 e junho de 2022. O levantamento aponta que a quantidade de cartões transacionando de forma presencial em junho de 2022 foi 7 vezes maior do que no mesmo mês do ano passado.
Estados Unidos, Portugal, Paraguai e França são os destinos que registraram o maior número de cartões emitidos no Brasil, com uma quantidade de cartões 9x, 13x, 2x e 25x maior do que em junho do ano passado, respectivamente. A análise também concluiu que 35% das transações realizadas estão concentradas em alimentação (restaurantes, fast food, mercados e supermercados). A Visa Consulting & Analytics notou ainda, que 60% das origens desses passageiros se dividem entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
FONTE: InPress Porter Novelli
INTERDIÇÃO DE TRÂNSITO NA PRAÇA PEDRO SANCHES NO DIA 4 DE NOVEMBRO
O Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demutran) informa que nesta sexta-feira, 4 de novembro, o trecho no entorno da Praça Dr. Pedro Sanches, que compreende parte da Avenida Francisco Salles, próximo aos trailers de lanche e Praça Pedro Sanches, passando pela esquina com Rua São Paulo até Rio de Janeiro, ficará interditado para o trânsito de veículos, a partir das 18h.
A interdição se faz necessária para a realização da Parada de Natal, que marca a abertura dos festejos e inauguração da decoração natalina de Poços de Caldas. O trecho será liberado após o desfile e acendimento oficial das luzes de Natal. O evento é uma realização da Prefeitura de Poços de Caldas, em parceria pelas secretarias municipais de Educação e Turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Demutran.
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
VINÍCOLA GÓES É LAUREADA COM MEDALHAS DE PRATA, OURO E GRANDE OURO NA 21ª EDIÇÃO DO CONCURSO VINHOS E DESTILADOS DO BRASIL
A Vinícola Góes, localizada em São Roque, no interior de São Paulo, já alcançou diversos prêmios durante a sua história e recentemente a empresa foi laureada com cinco medalhas na 21ª edição do Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil. O evento foi realizado no Hotel Bourbon Convention, na capital paulista, do dia 19 a 21 de setembro de 2022.
A vinícola se destacou entre os 533 rótulos enviados dos mais distintos lugares do Brasil. As avaliações foram realizadas às cegas, seguindo um rigoroso e bem definido padrão técnico. Os jurados também são selecionados e representam as personalidades mais importantes do mundo dos vinhos.
O concurso tem como objetivo avaliar anualmente a produção brasileira de vinhos e, desta forma, impulsionar o setor vitivinícola no país.
Para o enólogo Fábio Góes, esse reconhecimento é gratificante, pois prova que os ensinamentos dos antepassados, somados as novas tecnologias no campo e na produção, estão gerando literalmente grandes frutos. “Ter a chancela de premiação auxilia o consumidor final, pois especialistas avaliaram o produto e sabem que o investimento na garrafa valerá a pena”, brinda Luciano Lopreto, diretor comercial.
FONTE: A Fonte Comunica - Yago Novaes
ESTUDANTES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS CONQUISTAM MAIS DE 300 MEDALHAS EM COMPETIÇÕES BRASILEIRAS DE CONHECIMENTO
Professores de diferentes disciplinas que lecionam na rede estadual de ensino de Minas Gerais têm estimulado seus alunos a participarem de competições nacionais que avaliam o aprendizado como incentivo à busca do conhecimento. São resultados surpreendentes, como é o caso da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2022, que contou com 247 estudantes de escolas estaduais mineiras entre os medalhistas. Também na Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr), voltada para o ensino fundamental, foram 64 estudantes premiados da rede estadual mineira. As duas competições mencionadas são disputadas por inscritos de escolas públicas e privadas de todo o país.
A OBQJr, por exemplo, é direcionada a estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). As questões das provas são sobre a Ciência da Natureza, de modo especial a Química. Neste ano, a competição teve número recorde de inscritos, com 119.668 participantes. A rede estadual de ensino de Minas Gerais obteve 64 medalhistas entre ouro, prata e bronze.
Com recorde de 3.154 mil inscritos, a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2022 reuniu estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes públicas e privadas de todo o Brasil. A rede estadual de ensino de Minas Gerais comemora o número expressivo de alunos premiados: foram 247 medalhistas entre ouro, prata e bronze. A disputa ocorreu em categorias como astronomia, biologia, física, história e química. A ONC enviará as medalhas no início de novembro a todos os premiados.
FONTE: SEE - Secretaria de Estado de Educação
COMEÇA NESTA QUINTA (3/11) A VACINAÇÃO AMPLIADA CONTRA MENINGITE NO ESTADO
Começou nesta quinta-feira (3/11), em Minas Gerais, a ampliação do público-alvo para imunização com a vacina Meningocócica C. Poderão ser vacinados contra a meningite jovens de 16 a 30 anos, estudantes e, sem limite de idade, professores e trabalhadores da educação superior e profissionais de saúde.
O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado, para a faixa etária ampliada, até fevereiro de 2023. A primeira remessa de imunizantes vai contar com 587,1 mil doses que serão distribuídas para todas as regiões de Minas.
A vacina meningocócica C (Conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos três e cinco meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.
“A meningite C é uma doença que podemos prevenir por meio da vacinação. Portanto, não podemos abrir mão de vacinar. Seguimos agora com duas metas: alcançar 95% de imunização entre as crianças de 1 anos de idade e imunizar este novo público”, disse o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.
FONTE: SEC.GERAL Superintendência de Imprensa - [email protected]