Brand-News Publicidade 1200x90
24/10/2022 às 16h07min - Atualizada em 24/10/2022 às 16h07min

Retratos da Terra: exposição chega a Poços de Caldas com produções fotográficas de jovens moradores da cidade

FONTE: Agência Lema - Ricardo Oliveira - [email protected] - FOTO: Lívia Garcia Ferreira
Fotografia de Lívia Garcia Ferreira integra o projeto Retratos da Terra
c 
Em cartaz nas Thermas Antônio Carlos a partir de 28 de outubro, o projeto englobou aulas práticas de fotografia e traduziu a visão da juventude poços-caldense sobre a comunidade e o aniversário de 150 anos da cidade. Exposição tem curadoria de Karina Bacci, fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP)
 
A exposição Retratos da Terra desembarca nas Thermas Antônio Carlos no dia 28 de outubro. Com entrada gratuita, a mostra integra um projeto homônimo que traz a visão dos jovens atendidos pela Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO) sobre a cidade e seu aniversário de 150 anos. O projeto, que já recebeu outros nomes e formatos, roda o Brasil desde 2014 impactando cerca de 1.500 participantes em 53 cidades do país. Com patrocínio da Alcoa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a apresentação é uma iniciativa da Elo 3 e fica em cartaz na cidade até 27 de novembro. A exposição faz parte da programação do sesquicentenário de Poços de Caldas.
 
A partir de oficinas de formação técnica em fotografia ministradas por Karina Bacci, fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), e pelo fotógrafo local Bruno Alves, os 20 jovens inscritos no projeto puderam registrar a forma como enxergam a cidade, além de detalhes do século e meio de existência de Poços de Caldas.
 
“Este projeto foi idealizado para proporcionar aos jovens uma oportunidade de reflexão sobre sua importância no mundo em que habitam. A iniciativa é um convite para que, através da fotografia, os participantes observem detalhadamente onde vivem e assim, passem a valorizar ainda mais as suas culturas e costumes. É um chamamento ao protagonismo, à arte e à profissionalização na fotografia”, diz Soraya Galgane, idealizadora da Elo 3.

Ao término da mostra, serão doadas câmeras fotográficas para os alunos e para ABACO, com o objetivo de estimular o desenvolvimento do potencial artístico e profissional a partir da vivência com a fotografia.

Depois de Poços de Caldas, até o final do ano, o projeto Retratos da Terra passará por Mauá, Fernando de Noronha e Santa Cruz dos Palmares.

 
Sobre a Elo3 - Há 18 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no perfil no Instagram @elo3cultura ou no site.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.