21/10/2022 às 16h12min - Atualizada em 21/10/2022 às 16h12min
+ DO TURISMO - 21/10
Diretor Internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec, com o Ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Mehmet Nuri Ersoy C
Istambul estreia no Guia Michelin com 53 restaurantes
A cidade de Istambul, na Turquia, estreou como o destino do ano no Guia Michelin, guia de restaurantes de maior prestígio no mundo, e, nesse mês de outubro, foram revelados os locais nomeados pelos seus inspetores. Ao todo, foram destacados 53 restaurantes: um restaurante com duas estrelas, quatro restaurantes com uma estrela, um restaurante com estrela verde, reconhecido por suas práticas sustentáveis 10 restaurantes Bib Gourmand, nomeados por oferecerem uma ótima refeição a preços acessíveis, e 38 restaurantes recomendados pelo Guia.
Premiado com duas estrelas, o destaque do Guia Michelin em Istambul foi o restaurante TURK Fatih Tutak, localizado no distrito de Şişli, no lado europeu da cidade, que apresenta pratos com releituras modernas e sofisticadas, mantendo os sabores tipicamente turcos. Refletindo a tradicional culinária de Istambul, os quatro restaurantes que receberam uma estrela Michelin foram: Araka, Mikla, Neolokal e Nicole.
Para mais informações sobre a Turquia visite o site oficial Go Türkiye
FONTE: Ministério do Turismo da Turquia - FOTO: Go Türkiye
Turismo brasileiro fatura R$ 17,6 bilhões em agosto
Em agosto deste ano, o turismo nacional faturou R$ 17,6 bilhões. Além disso, esta movimentação foi a maior para o mês, desde 2015. Os números são do levantamento mensal do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A retomada da demanda pelas famílias por viagens e a inflação no setor foram fatores que impulsionaram o crescimento em 30,6%, no oitavo mês do ano. No acumulado em 12 meses, o salto é positivo em 32,9%, uma vez que tanto as famílias quanto as empresas têm retomado os planejamentos de viagens e movimentado toda a cadeia, de forma a aquecer segmentos de lazer e corporativo. Dentre os segmentos, destaque para o transporte aéreo, com crescimento anual de 72,8%. Na comparação com o mesmo período de 2019, pré-pandemia, a alta é de 19,9%.
Apesar do aumento de quase 50% das passagens aéreas em um ano, a demanda continua aquecida. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que, em agosto, foram transportados 7,29 milhões de passageiros pagantes. O número é 30% maior que o registrado no oitavo mês de 2021 e se aproxima dos 7,9 milhões contabilizados no mesmo período de 2019.
O grupo de meios de hospedagem e alimentação também apresentou alta de 23,1%. Apesar de estar 6,9% abaixo de 2019, deve superar os resultados desse ano ainda em 2022, segundo o Conselho de Turismo. Os transportes terrestres (ônibus intermunicipal, interestadual e internacional), assim como os trens turísticos e similares, registraram um faturamento 16,8% maior. As demais elevações foram vistas nos grupos de atividades culturais, recreativas e esportivas (13,3%) e no transporte aquaviário (16,5%).
O estudo é baseado nas informações da Pesquisa Anual de Serviços e dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números são atualizados mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram escolhidas as atividades que têm relação total ou parcial com o turismo. Para as atividades que têm relação parcial, foram utilizados dados de emprego ou de entidades específicas para realizar uma aproximação da participação do turismo no total.
FONTE: Assessoria de imprensa FecomercioSP - [email protected]