Brand-News Publicidade 1200x90
24/10/2022 às 15h20min - Atualizada em 24/10/2022 às 15h20min

Museu do Amanhã lança exposição com obras de artistas e comunicadores indígenas

FONTE: Gabriella Lopes - Atômica Lab - [email protected] - FOTO: Larissa Machada
Kae Guajajara, indígena do povo Guajajara, cantora, compositora, atriz, autora e ativista indígena brasileira
A abertura da mostra integra a programação do Festival Revide! Movimentos Para Imaginar Amanhãs

A partir de 11 de novembro, entrará em cartaz no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), a exposição Nhande Marandu - Uma história de etnomídia indígena, que reunirá produções contemporâneas dos povos indígenas, mostrando como eles já fizeram e fazem comunicação analógica e digital. Comunicadores e artistas se apropriam de múltiplas linguagens e mídias para reproduzir suas próprias narrativas, sem os estereótipos impostos pela cultura colonial dominante. Desde a curadoria, realizada por Anápuáka Tupinambá, Takumã Kuikuro, Trudruá Dorrico e Sandra Benites, passando pela identidade visual, redação e tradução de textos, produção audiovisual e sonora, profissionais indígenas participaram de todo o processo criativo.
 
Abraçando múltiplas linguagens, a mostra traz um vasto acervo com fotos, videoclipes, filmes, artes visuais, acervos de rádios e livros de Denilson Baniwa, Ailton Krenak, Zahy Guajajara, Sallisa Rosa, Jaider Esbell, Gustavo Caboco, Brisa Flow, entre tantos artistas e comunicadores contemporâneos. A iniciativa é realizada pelo Laboratório de Atividades do Amanhã, que tem todas as atividades pelo Santander.

A abertura da mostra fará parte da programação do Festival Revide! Movimentos Para Imaginar Amanhãs, realizado entre 11 e 13 de novembro. No dia 12 haverá, ainda, uma roda de diálogo mediada pela ativista indígena Artemisa Xakriabá, com a participação da rapper indígena Katú Mirim e o fundador da primeira rádio indígena do Brasil, Anápuàka Tupinambá. Artistas indígenas também integram a programação do evento, entre eles estão a cantora Djuena Tikuna, que dividirá palco com Larissa Luz e o bloco afro Ilú Obá de Min; a cantora Kaê Guajajara, que se apresentará ao lado de Rincon Sapiência e Brisa Flow, e a artista visual Sallisa Rosa fará uma performance.

SERVIÇO:
Exposição Nhande Marandu - Uma história de etnomídia indígena
De 11 de novembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023
Horário de funcionamento do Museu: de terça a domingo, das 10h às 18h

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.