19/10/2022 às 15h56min - Atualizada em 19/10/2022 às 15h56min

59% das pequenas empresas mineiras inovaram em 2022

FONTE: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas - [email protected]
c 
No dia da Inovação (19/10), pesquisa inédita do Sebrae Minas traça um raio-x da inovação nos pequenos negócios de Minas Gerais
 
No dia 19 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Inovação. Uma pesquisa inédita feita pelo Sebrae Minas traçou um raio-x da situação atual dos pequenos negócios de Minas Gerais. Os dados revelaram que 59% das empresas mineiras passaram por algum processo de inovação em 2022: atuaram na melhoria de produtos/serviços e de processos (27%); atuaram apenas na inovação de produtos/serviços (21%) ou somente na inovação de processos (11%). Segundo a pesquisa, apenas 10% dos empresários responderam que não inovaram e não pretendem inovar em 2022, e 22% disseram que ainda pretendem inovar. Foram ouvidas 1.228 pessoas, entre os dias 1° e 15 de setembro. 
 
A pesquisa revelou também que as pequenas empresas foram as que mais inovaram (70%), seguidas pelas microempresas (64%), e pelos microempreendedores individuais (54%). Os setores de Indústria e de Serviços foram os que mais se destacaram, com taxas de inovação de 62% e 61%, respectivamente, de acordo com a pesquisa. 
 
Dentre os impactos positivos percebidos pelas empresas que inovaram, os mais citados foram a melhoria da qualidade de produtos/serviços (65%), melhoria de atendimento (47%), captação e/ou fidelização de clientes (30%) e redução de custos/desperdícios da produção (30%).
 
Apenas 7% dos entrevistados afirmaram que nunca enfrentaram dificuldades para inovar. A principal dificuldade, de acordo com a pesquisa, é a falta de recursos financeiros, sendo apontada por 66% dos empresários. A segunda dificuldade mais apontada foi a falta de tempo para idealizar/aplicar uma inovação (26%); seguida pela falta de conhecimentos para inovar (21%); e pela insegurança de a ideia não dar certo (20%).
 
Inovar é caminho sem volta
Segundo a gerente de Inovação e Competitividade do Sebrae Minas, Lina Volpini, o essencial para inovar é ter uma mudança de mentalidade. “A inovação pode envolver tecnologias disruptivas ou uma mudança em processos, no modelo de negócios, na forma de atender os clientes, etc. Nós entendemos que inovar é qualquer ação que o empresário faça de forma diferente e que gere valor para a empresa, para os clientes, para a comunidade na qual está inserido ou para as pessoas que trabalham naquela organização. Ou seja, algo feito de forma diferente é uma inovação na medida em que causa um impacto positivo”, explica.
 
Para Lina, a inovação é fundamental para qualquer empresa, de qualquer setor ou porte. “No mundo atual um negócio não sobrevive sem inovar. Vimos isso muito fortemente na pandemia: a digitalização tornou-se uma exigência devido ao momento, e a empresa que não conseguiu se adaptar, que não conseguiu ingressar nos canais digitais, teve dificuldade de sobreviver”, analisa.
 
A pesquisa realizada pelo Sebrae confirma essa ideia: 96% dos empresários entrevistados concordaram que estar em constante inovação é essencial para a sobrevivência do negócio.
 
Soluções de inovação
Inovar é preciso, gera valor e está ao alcance de qualquer negócio. Sabendo disso, o Sebrae Minas oferece apoio ao empreendedor nesse processo, começando por entender a necessidade e as dores do seu negócio, e orientando o que pode ser feito para solucioná-las. A resposta às vezes pode ser simples, inovando com poucos recursos ou até sem investimentos.
 
E, se houver a necessidade de mudanças mais significativas, o Sebrae Minas disponibiliza soluções, como o Sebraetec. No programa, o empreendedor tem acesso a consultorias de inovação, com 70% de subsídio do Sebrae. Com atendimento personalizado de especialistas do mercado, são mais de 70 produtos nas áreas de: Design, Desenvolvimento Tecnológico, Sustentabilidade e Produção e Qualidade, auxiliando o empreendedor que deseja inovar na empresa e potencializar os resultados do negócio.
 
Em outra frente, o Sebrae Minas estimula e aproxima pequenos negócios de soluções tecnológicas e digitais oferecidas por startups. No Sebrae Connect, o empreendedor encontra ferramentas do mercado para os principais desafios vivenciados no dia a dia do negócio. São mais de 75 startups, com produtos e serviços nas áreas de: Marketing Digital, Finanças e Pagamentos e Operações e Processos.
 
“A plataforma oferece as melhores soluções do mercado, auxiliando o empreendedor a encontrar ferramentas para os desafios de gestão e inovar no negócio. Seja para aumentar as vendas e o faturamento, automatizar processos, melhorar a gestão financeira ou iniciar o processo de transformação digital”, explica Lina. O Sebrae Connect foi desenvolvido em parceria com a empresa de consultoria Beta-i, e integra o programa de inovação colaborativa do Sebrae Minas, o Sebrae Open.
 
Para saber mais sobre inovação, acesse um conteúdo completo e gratuito oferecido pelo Sebrae Minas, clicando aqui. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.