Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
17/10/2022 às 16h11min - Atualizada em 17/10/2022 às 16h11min

Cervejas para a Primavera

Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected]
c 
Estamos na Primavera, temporada das flores e das cores da natureza. Excelente oportunidade para experimentar novos estilos de cervejas - com as temperaturas um pouco mais altas do que no inverno, as cervejas mais fortes, encorpadas e com maior teor de álcool cedem passagem para outros estilos.
 
A minha sugestão para a estação é de uma cerveja que seja mais refrescante, mas que ainda tenha corpo e não seja tão leve como as cervejas que serão consumidas no verão. O ideal, portanto, é que sejam estilos de cervejas um pouco mais maltadas e lupuladas.
 
Pensando nisso, seguem algumas sugestões de cervejas que, a meu ver, combinam bastante com o clima durante essa bela estação do ano, e, claro, suas harmonizações.
 
Entre as cervejas Lager, indico alguns estilos mais avermelhados, tais como Czech Amber Ale, Altbier, Märzen e Vienna Lager, sendo estes dois últimos mais fáceis de se encontrar no Brasil. São estilos que apresentam leve tostado e leve floral, com pequenas diferenças de corpo entre eles. Harmonizam com risoto de funghi, batata gratinada, carnes suínas e frango assado.
 
Ainda nas Lagers, os estilos verdadeiramente Pilsen combinam, e muito, com a Primavera. São eles o German Pils (Pilsen Alemã) e Czech Premium Pale Lager (Bohemian Pilsner ou Pilsen Tcheca), que se caracterizam por cervejas bem douradas, carbonatadas e de amargor marcante; diferentes entre si, a cerveja alemã possui um final mais seco, enquanto a tcheca fornece aroma e sabor floral característico dos lúpulos tchecos. Vale apena destacar também a New Zealand Pilsner, recentemente inserida nos guias de estilos. Harmonizam com frutos do mar, salames e queijos fortes.
 
Entrando no grupo das cervejas Ale, aquelas que mais combinam com a estação das flores são as cervejas dos estilos Weissbier (cerveja de trigo clara), Dunkles Weissbier (versão escura de trigo) e Weizenbock (bock de trigo). Essas cervejas, de modo geral, são encorpadas, muito carbonatadas e com adocicado que lembra cravo e banana. Harmonizam muito bem com queijo parmesão, provolone e queijos defumados, além de risotos e pratos acompanhem peixes e saladas.
 
As cervejas do estilo Pale Ale, ou Ale claras, independente do país de origem, possuem um leve amargor quando comparadas às IPAs, mas o mesmo aroma e sabor cítrico de frutas amarelas, característica que tem tudo a ver com a primavera. São elas: American Pale Ale, Australian Sparkling Ale, English Pale Ale e uma tal Brazilian Pale Ale, que estão inventando por aí. Harmonizam com guacamole, carne assada, carpaccio, cuscuz e hamburguer artesanal.
 
Importante destacar ainda algumas cervejas Ale belgas, como a de trigo Witbier, a Belgian Pale Ale, a Bière de Garde (franco belga), a Belgian Blond Ale, a Saison, e as duas mais alcoólicas desse grupo, que são a Belgian Tripel e a Belgian Golden Strong Ale. Todas são levemente adocicadas, com aroma e sabor levemente cítrico, herbal e floral, além de serem bem carbonatadas com bastante gás e espuma. Harmonizam bem com frango assado, fondue, paella, feijoada e salsichas.
 



*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.