12/03/2021 às 15h53min - Atualizada em 12/03/2021 às 15h53min

Reserva Ilhabela traz um novo conceito de hospedagem sustentável para arquipélago no litoral norte paulista

FONTE E FOTOS: Reserva Ilhabela
.
Um espaço autêntico para se hospedar, relaxar, trabalhar e explorar Ilhabela de forma sustentável
 
A Reserva Ilhabela está localizada na Praia da Feiticeira, região Sul de Ilhabela, a 5 km da balsa e conta com acomodações aconchegantes, aliando conforto ao ideal da sustentabilidade. Cada detalhe foi pensado para oferecer experiências personalizadas e cuidar do meio ambiente deste município arquipélago que possui 85% de Mata Atlântica preservada.
São 12 suítes de 20 m² com banheiro privativo, ar-condicionado, TV, wi-fi com 200 mega e uma minicozinha com frigobar, microondas e pia. Os jogos de cama e banho são Trousseau e o estacionamento próprio está incluso na hospedagem. Crianças e pets são bem-vindos e três suítes foram preparadas para receber pessoas com mobilidade reduzida, com acessos planos, barras de apoio e proteção, além de cadeiras especiais para banho.
 
SUNTENTÁVEL - A Reserva Ilhabela é o único espaço de hospedagem do arquipélago com a certificação Lixo Zero, um reconhecimento pela gestão sustentável do lixo produzido. O empreendimento conta com separação dos resíduos que são destinados à reciclagem, além de compostagem, produzindo adubo para o jardim e horta orgânica, com significativa redução do rejeito. Além disso, a energia que abastece as suítes e áreas de convivência é produzida através de um sistema de placas fotovoltaicas, além de placas solares para aquecimento da água. O sistema de cisternas instalado na propriedade permite a reutilização da água da chuva coletada através das calhas para fins não potáveis. E ainda disponibiliza bebedouro com água potável na recepção reduzindo o consumo de garrafas pet.
Quem se hospeda na Reserva Ilhabela está a 200 metros da Praia da Feiticeira e tem o privilégio de aproveitar uma pequena cachoeira nas dependências da propriedade que possui uma área de mais de 2 mil m² no meio da Mata Atlântica. Com a instalação da Reserva, foram plantadas mais de 100 mudas de espécies nativas, reflorestando a área degradada. A construção do espaço também utilizou materiais e técnicas sustentáveis.
 
SEMENTES DE CONSCIÊNCIA - Seguindo o movimento de expandir a consciência, a Reserva oferece a sala de práticas, com um trabalho colaborativo com professores locais de yoga e meditação. Os hóspedes podem praticar gratuitamente e os moradores e turistas praticam com contribuição direta aos professores. O espaço também recebe cursos de capacitação e workshops com facilitadores convidados que abordam temas como sustentabilidade, inovação, tecnologia, economia criativa, arte e mindfulness. Esta estrutura possibilita a realização de pequenos eventos como mini wedding e retiros. Além disso, as terapias holísticas e banhos terapêuticos também estão acessíveis na Reserva e são realizados pelo coletivo de terapeutas residentes e convidados utilizando os conhecimentos da medicina Ayurvédica e Reiki.
As paredes da Reserva ganham vida com as pinturas de artistas locais e internacionais convidados para expor sua arte nas suítes e áreas de convivência. A arte é entendida na Reserva Ilhabela como impulsionadora da expansão da consciência.
 
Os hóspedes da Reserva contam ainda com um coworking com internet de 200 mega. Nos dias atuais, com a possibilidade de trabalhar em home office, muitas pessoas buscam locais acessíveis e com ambientes leves, que permitam realizar o trabalho e relaxar ao mesmo tempo. Além de pensar em cada detalhe para a experiência dos hóspedes enquanto estão desfrutando das dependências da Reserva, os idealizadores ainda potencializaram a estadia em Ilhabela, oferecendo roteiros turísticos personalizados para hóspedes e não hóspedes, através da Agência de Experiências da Reserva Ilhabela.
“Fomos conhecer os pontos turísticos mais famosos, até os lugares mais secretos e inexplorados. Com parceiros locais montamos pacotes de experiências personalizadas para hóspedes e não hóspedes”, destaca Karla Munaro Franco, sócia da Reserva Ilhabela. No perfil do Instagram @Reserva.ilhabela produzimos diversos conteúdos para compartilhar conhecimento com nossos seguidores, que podem ser dicas do que fazer em Ilhabela, aulas de yoga por streaming, e até eventos online sobre temas de sustentabilidade, inovação e mindfulness.
“Nosso propósito é plantar sementes de consciência em quem vem ao nosso espaço. E torcer para ela desabrochar no cotidiano de cada um”, explica Marcio Franco, sócio idealizador da Reserva Ilhabela.
A Reserva é co-organizadora do Festival Sustenta, maior evento sobre sustentabilidade do litoral norte de São Paulo, compartilhando conhecimento e disseminando boas práticas para um planeta mais sustentável.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp