14/10/2022 às 15h52min - Atualizada em 14/10/2022 às 15h52min
Arquiteta de Poços lança livro neste sábado
FONTE E FOTOS: Divulgação
c
Livro “Um estudo de morfologia da cidade de Poços de Caldas” é resultado da dissertação de mestrado de Luciana Valin Gonçalves Dias
A arquiteta Luciana Valin Gonçalves Dias, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas, lança neste sábado, 15 de outubro, entre 14h e 17h, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, o livro “Um estudo de morfologia da cidade de Poços de Caldas”. A motivação para publicar o livro nesse ano surgiu como uma forma de presentear a cidade pelo seu aniversário de 150 anos, que será comemorado no dia 06 de novembro.
O livro é o resultado de uma dissertação de mestrado que foi realizada entre 2015 e 2016 pela PUC Campinas. O trabalho busca compreender a configuração da cidade de Poços de Caldas, e entender o processo de consolidação deste povoado, que possui uma trajetória muito particular. “Poços de Caldas foi uma cidade que passou por muitas intervenções urbanísticas, provocando alterações na sua paisagem ao longo do tempo. As águas foram um instrumento civilizador da localidade. A leitura e interpretação dos aspectos físicos e formas da cidade, fundamentada nos aspectos históricos, é o método adotado”, explica.
O recorte temporal da pesquisa percorre o período desde a formação do povoado dos “Campos das Caldas”, no século XVIII, por volta de 1760, quando nasce um núcleo urbano a partir da cura pelas suas águas, até a década de 1940, quando em 30 de abril de 1946, o jogo foi proibido no Brasil, fato que alterou significativamente a vida econômica e social da cidade.
O recorte espacial da pesquisa aborda a área central da cidade, tomando como ponto de partida o complexo hidrotermal do Parque José Afonso Junqueira: praças e jardins, Palace Hotel, Thermas Antônio Carlos, Palace Casino e algumas quadras do seu entorno.
A AUTORA - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas (1998), com Especialização em Patrimônio Arquitetônico: Teoria e Projeto pela PUC-Campinas (1999-2000), Luciana é Mestre em Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação da PUC-Campinas na linha de pesquisa História do Pensamento Urbanístico / POSURB (2015-2016). Membro do Grupo de Pesquisa História das Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos, é professora Titular pela UNIFEOB - São João da Boa Vista em várias disciplinas e membro do NDE da Unifeob - curso de Arquitetura e Urbanismo. Foi membro suplente do Conselho Municipal de Turismo de Poços de Caldas (2018-2020) e Conselheira Titular e Vice-Presidente do Condephact Poços de Caldas (2019).