Brand-News Publicidade 1200x90
14/10/2022 às 15h19min - Atualizada em 14/10/2022 às 15h19min

Pesquisa e educação para a conservação da biodiversidade

FONTE: Tatiane Toledo - FOTOS: Rafael de Souza Mendes da Silva / site e redes sociais da FJBPC
c 
No último dia 11 de outubro, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas completou 19 anos. Suas atividades foram iniciadas em 11 de outubro de 2003 com a publicação de seu Estatuto e a nomeação de seu primeiro Presidente e Conselho Curador, e desde 2013 está aberta ao público
 
Você sabe o que é um Jardim Botânico, sua função e as atividades realizadas? Este será o tema central do bate-papo desta sexta, 14 de outubro, no quadro “Momento CIENTIFIQUE”, que tem como moderadora a Doutora e Jornalista Científica Tatiane Toledo. Para celebrar os 19 anos da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC) e divulgar o lindo e necessário trabalho de pesquisa e educação que sua equipe vem desenvolvendo, foi convidada a Bióloga e Diretora do Departamento Técnico Científico da FJBPC, Dra. Mariana Azevedo Rabelo.
“Diferente de um horto, ou mesmo de um parque ou um grande jardim, o jardim botânico é uma Instituição voltada para a conservação da biodiversidade da flora. Por isso trabalhamos estas questões também na Educação Ambiental”, disse a Dra. Mariana.
 
Desde a década de 1970, quando as preocupações ambientais começaram a se intensificar, os jardins botânicos do mundo todo passaram a contribuir com a divulgação científica e a educação ambiental. Atualmente, os jardins botânicos brasileiros dedicam-se principalmente à exposição, pesquisa e conservação das plantas e empenham-se em conscientizar a sociedade da importância delas (Fonte: FJBPC).
 
Com a missão de Conservar a Biodiversidade, em especial da flora do planalto de Poços de Caldas - MG e região, a FJBPC tem diferentes frentes de atuação (Imagem A - Produção Angela Liberali Pinheiro):
- Desenvolvimento de pesquisas (estudo e monitoramento de espécies; coleta de materiais botânicos, sementes e frutos; produção científica - artigos, notas e resumos);
- Herbário que conta com um acervo de mais de 4.500 exsicatas (amostras de plantas secas e prensadas, que são identificadas e catalogadas de forma e se ter uma coleção botânica - o formato digital está disponível para consulta em http://afr.jbrj.gov.br/, além de uma coleção de frutos e sementes;
- Trabalhos em laboratório: mapeamento de espécies nativas, micropropagação de espécies ameaçadas e de difícil germinação, testes de umidade, armazenamento e germinação de sementes;
- Ações de educação ambiental com o objetivo de contribuir para a conservação das espécies de flora junto à sociedade: palestras, cursos, oficinas, exposições, visitas monitoradas (Imagem B e D);
- Produção e doação de mudas de árvores nativas e plantas medicinais.
 

Dentre os tipos de vegetação do Planalto de Poços de Caldas está o chamado Campos de Altitude, um tipo de vegetação pertencente ao bioma Mata Atlântica, composto por plantas herbáceas e arbustos esparsos (Imagem C). Por serem muitas vezes confundidos com pastagens, têm sua biodiversidade desvalorizada e estão correndo risco por diferentes ações humanas (Fonte: FJBPC).
Os Campos de Altitude são áreas importantes para a recarga e regulação das águas, além de ajudarem a conter erosão do solo e o assoreamento dos rios. Um estudo feito pelos pesquisadores da FJBPC constatou a perda de 26,2% desses campos no perímetro urbano do município de Poços de Caldas em um período de apenas 13 anos (de 2007 a 2020). Fatores como o crescimento da cidade, a expansão de gramíneas invasoras, a silvicultura e a mineração, são alguns dos responsáveis pela redução desses ecossistemas (Fonte: FJBPC).
 
O que fazer? Devemos incentivar políticas públicas de conservação ambiental, conscientizar a população sobre a importância desses campos e não perder a live de hoje. Nesta quarta 14 de outubro, a partir das 19h07 no Instagram da CIENTIFIQUE (www.instagram.com/quevocecientifique).
 
CURTA I SIGA I COMENTE I COMPARTILHE. "Seja um elo na corrente da informação"
 
O quadro Momento CIENTIFIQUE, que ocorre na forma de lives semanais no Instagram da CIENTIFIQUE - educação e ciência comunicada, é uma iniciativa voluntária de divulgação científica conduzida pela Jornalista Científica Tatiane Toledo (Farmacêutica bioquímica, Mestre em Genética, Doutora em Biologia Celular e Molecular, Diretora da CIENTIFIQUE).
 
“Recebo especialistas e pesquisadores brasileiros, atuando aqui ou no exterior, para um bate-papo. Uma via de mão dupla. Levamos informação de qualidade às pessoas, e abrimos uma janela para aumentar a visibilidade destes profissionais para além dos muros das Universidades e Centros de Pesquisa, principalmente. O Universo Ciência ao alcance de todos. Afinal, todos nós fazemos parte dele”, diz Tatiane Toledo.
 
DICA - No dia 11 de outubro, dia do 19º aniversário da FJBPC, a programação foi especial e contou com diferentes oficinas e rodas de conversa. E neste sábado, 15 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, a equipe da FJBPC também preparou uma programação com oficinas e brincadeiras. Além de participar das atividades (vagas limitadas), a manhã de sábado poderá ser aproveitada para conhecer as áreas destinadas à visitação na FJBPC.
 
Saiba mais em:
www.instagram.com/fjbpc.oficial
http://jardimbotanico.pocosdecaldas.mg.gov.br/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.