Brand-News Publicidade 1200x90
04/10/2022 às 14h51min - Atualizada em 04/10/2022 às 14h51min

Minas Gerais é o 2º estado brasileiro com mais agricultores familiares

FONTE: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) - FOTO: Seapa / Divulgação
c 
Mais de 87% das propriedades mineiras da agricultura familiar têm menos de 50 hectares
 
Minas Gerais possui 441,8 mil estabelecimentos de agricultura familiar, sendo o segundo estado brasileiro com mais pessoas ocupadas no setor - cerca de um milhão de trabalhadores, conforme o último Censo do IBGE, de 2017, atrás somente da Bahia. Mais de 87% dessas propriedades têm menos de 50 hectares.  
Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Denilson Oliveira, além do papel de destaque enquanto fonte geradora de ocupação e renda, o segmento é uma importante matriz de alimentos para o mercado interno. Estima-se que cerca de 70% do feijão, 35% do arroz, 85% da mandioca e 60% da produção de leite consumidos no país, por exemplo, sejam fruto do trabalho de agricultores familiares.   
"Uma estratégia fundamental para fortalecer essas atividades é promover o acesso à informação e a políticas públicas que forneçam subsídios às famílias produtoras, garantindo os meios para o aprimoramento dos seus processos e a otimização da entrega de seus produtos ", detalha Oliveira.
Entre as principais ações do Governo de Minas em apoio à agricultura familiar estão: Regularização fundiária, Garantia-Safra, Irriga Minas, Queijo artesanal, Assistência técnica e Pesquisa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.