Brand-News Publicidade 1200x90
03/10/2022 às 16h24min - Atualizada em 03/10/2022 às 16h24min

Passo do Gato”, curso voltado à formação de instrutores de ballet, termina a edição do projeto neste ano

FONTE E FOTO: Carvalho Agência Cultural
C 
Instrutoras comemoram a oportunidade de execução da proposta
 
O projeto cultural ‘O Passo do Gato’ (Le Pas de Chat) encerrou em setembro as atividades desenvolvidas com a primeira edição da proposta. O curso gratuito foi voltado para capacitação de novos instrutores, ministrando aulas práticas das técnicas de base do balé clássico aliadas ao lúdico, bem como técnicas de expressão corporal, estimulando a criatividade e trabalhando com a poética e o sensível. 
 
Ministrado por Márcia Viana e Raquel Franco, que são profissionais de longa jornada na área do ensino da dança em Poços de Caldas, as aulas do curso foram realizadas todas as sextas-feiras, no período de maio a setembro, no Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei
As alunas participaram de oficinas de figurino e construção de material acessível que irão auxiliá-los em suas práticas e enriquecê-las. Os estudos sobre a anatomia ligada ao balé e sobre o desenvolvimento motor infantil foram ministrados com o intuito de instrumentalizá-los e conscientizá-los sobre os cuidados com o corpo com o qual trabalhamos.  
 
O projeto também ofereceu aos participantes ideias sobre roteiros de espetáculos e repertório musical ampliando e relacionando experiências e realidades. Os integrantes do projeto contaram ainda com um minicurso de francês (Dicionário Francês do Ballet - compreensão dos termos), pois o ballet vem da escola francesa. 
 
Raquel Franco comenta: “Ficamos felizes de realizar este projeto pois, o que sempre vimos foram projetos acontecer direcionados - diretamente às crianças (o que é muito legal e importante também) mas, nos perguntamos como promover o ballet e a expressão corporal de forma que ela tenha uma continuidade e atinja cada vez mais crianças, adolescentes, jovens e adultos? Márcia Viana foi a responsável por chamar minha atenção para isso. Então elaboramos o Passo do Gato - Le Pas de Chat - pensando em profissionais e em jovens que estão trabalhando com as crianças e ou que gostariam de trabalhar com uma proposta voltada para o corpo, pois é através do corpo que a aprendizagem acontece, é através do corpo que nos expressamos mesmo pensando o contrário (o corpo fala! E às vezes até grita!)”. A realização do Passo do Gato foi para nós uma certeza de que precisamos da arte da Dança e precisamos refletir sobre esse corpo que dança e que anseia por se expressar. O que vimos acontecer foram jovens adultos querendo, num primeiro momento, vivenciar a dança com o próprio corpo e também trocar experiências vividas tanto as que marcaram de forma positiva como também as negativas e refletir sobre como vivenciar meu corpo agora e como promover a dança e a expressão corporal de forma a não excluir, não rotular e sim envolver todos os corpos.” 
 
 “Pela alegria e energia demonstrada ao longo destes meses, acreditamos que ‘O Passo do Gato’ acendeu nas participantes uma nova centelha para continuarem envolvidas com a Arte, a Dança e a Expressão do Humano que há em nós”, finalizam as instrutoras.
 
O projeto 'O Passo do Gato' foi viabilizado pelo edital de patrocínio da Prefeitura de Poços/Secretaria Municipal de Cultura, com produção da Carvalho Agência Cultural e apoio do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei Poços de Caldas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.