Brand-News Publicidade 1200x90
03/10/2022 às 16h10min - Atualizada em 03/10/2022 às 16h10min

Pianista Flávio Augusto vai defender tese de Doutorado na UFRJ

FONTE: Raquel Mantovani - FOTO: Divulgação
C
Um dos pianistas mais premiados do País, o poços-caldense vai defender a importância da música de câmara na formação de qualquer músico-instrumentista
 
O pianista poços-caldense Flávio Augusto - um dos músicos mais premiados do País - defenderá sua tese de Doutorado no próximo dia 31 de outubro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Nessa mesma instituição, Flávio Augusto realizou e defendeu o seu Mestrado no ano de 2008, com uma pesquisa voltada à obra de câmara do compositor Francisco Braga. Para o Doutorado, o pianista optou por continuar sua pesquisa nos trabalhos em música de câmara; porém, desta vez, falando sobre a importância dos “Recursos camerísticos para o desenvolvimento dos processos de formação do pianista. Um trabalho que, segundo Flávio Augusto, vai além de uma realização pessoal e tenta demonstrar a importância da música de câmara na formação de qualquer músico-instrumentista. Afinal, como o pianista sempre diz: ‘A música de câmara sempre esteve presente na minha vida musical e, certamente, foi o maior divisor de águas de minha carreira’, afirma.
 
Flávio Augusto é filho do também poços-caldense Durval Borges de Oliveira e da são-joanense Terezinha de Jesus Oliveira (in memorian). Aos treze anos de idade já era apontado pela crítica especializada como um dos mais sólidos e talentosos pianistas do país. Acumulou 25 primeiros prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano e, em 1988, foi o primeiro brasileiro a conquistar o primeiro lugar do Concurso Internacional Villa-Lobos, realizado na Sala Cecília Meireles do Rio de Janeiro. Desde então, apresenta-se nas mais importantes salas de concerto do país; além de importantes teatros da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, África e Oceania.
Sua discografia atual compreende 16 CDs, 2 DVDs e gravações diversas realizadas para plataformas digitais - gravações solo e ao lado de grandes instrumentistas e cantores.
Em 2004, passou em primeiro lugar no concurso público para músico-pianista da Escola de Música da UFRJ, onde também foi professor substituto de piano. Flávio Augusto é frequentemente convidado para lecionar nos mais importantes festivais de música do país, dentre eles, o Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.