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04/10/2022 às 14h53min - Atualizada em 04/10/2022 às 14h53min

E-book da UFMG reúne verbetes e ações didáticas para alfabetização em ambiente digital

FONTE E FOTO: Luiza Franca Tomaz de Aquino - [email protected]
Organizada pelo Nepced/Ceale, publicação é destinada a docentes que trabalham com leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
 
Alfabetização digital, ambiência digital infantil, cibersegurança, comunicação síncrona, hipermídias, letramento digital, podcast e streaming. Esses termos, cada vez mais utilizados no mundo contemporâneo, são alguns dos 95 verbetes que compõem o e-book Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital – Nepced na Escola, produzido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (Nepced), vinculado ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG
 
Organizada pelas professoras Mônica Araújo, coordenadora do Nepced, e Isabel Frade e pela pesquisadora Ludymlla Moraes, a obra tem potencial para oferecer suporte à formação continuada dos professores de todo o Brasil. O livro atende a demandas de professores da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental e busca suprir a “escassez de repertórios de ações didáticas em torno da cultura escrita digital para crianças, observada nas experiências de pesquisa e formação continuada de professores pelo Nepced”, conta Mônica Araújo.
 
DOIS MOVIMENTOS - A professora explica que o e-book é resultado de dois movimentos. “Primeiro, nós já atuamos em um grupo de pesquisa consolidado, que, há quase 20 anos, investiga esse campo. Por meio desse trabalho, constatamos a falta de um material que reunisse os principais termos que vão sendo criados e utilizados à medida que a tecnologia digital se modifica e se amplia. Alguns termos são mais tradicionais, conhecidos, outros estavam fragmentados, figurando em artigos científicos”, contextualiza. 
O outro movimento que resultou na publicação é o trabalho de formação desenvolvido pelos pesquisadores do Núcleo com professores responsáveis pelas aulas iniciais da educação infantil, por meio do projeto Nepced na Escola. “Temos realizado essas formações há cinco anos e, durante esses contatos com os professores alfabetizadores, percebemos a necessidade de uma discussão que unisse as dimensões teórica e prática. O e-book surge com o objetivo de conciliar essas duas dimensões, a fim de responder a demandas observadas na formação de professores”, afirma Mônica Araújo.
 
O objetivo da publicação é oferecer aos docentes que trabalham com a formação inicial dos estudantes um repositório conceitual com verbetes relacionados ao campo da cultura escrita digital, acompanhados de 34 ações didáticas, com propostas que podem ser realizadas em diferentes contextos de acesso às tecnologias digitais, dada a diversidade de situações encontradas por docentes e estudantes nas escolas de todo o Brasil. Na obra, as organizadoras buscaram reunir o máximo de termos que se relacionam com a cultura escrita digital e também com os campos da política e da economia, áreas que, segundo Mônica Araújo, se relacionam aos estudos da cultura escrita digital. 
 
“Buscamos construir um conteúdo formativo e fundamentado sobre esse tema, para subsidiar ações didáticas com tecnologia digital para o ensino e alfabetização. Nossa ideia é que o professor desenvolva também autonomia para pensar essas ações no ensino da leitura e da escrita para os alunos nos anos iniciais da alfabetização. Nós queremos que, além de ter um repertório e escolher uma ação didática pronta, o professor possa estudar aquela ação didática, os conceitos que a embasam, para ampliar e criar novas ações”, afirma Mônica.

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