FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
c O “Projeto Gepeto” - Marcenaria artesanal na construção de brinquedos pedagógicos, desenvolvido pela Incubadora Social de Poços de Caldas, foi selecionado no Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa, que visa contribuir com o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa está presente. Realizado anualmente, o edital recebe inscrições de projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do poder público nas frentes prioritárias do instituto: educação (com foco no Ensino Fundamental), geração de trabalho e renda e empreendedorismo.
O “Projeto Gepeto” tem por objetivo capacitar o público-alvo da Incubadora Social para a criação e confecção de brinquedos pedagógicos a partir da marcenaria artesanal, visando fontes alternativas de inclusão produtiva, e será realizado em dois momentos: Oficinas de capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e gestão do trabalho e Assessoria. No primeiro momento, serão adquiridos os equipamentos e maquinários necessários para o desenvolvimento do projeto, que deve ter início em abril de 2023.
“Com essas parcerias, buscamos gerar impacto e as transformações necessárias para uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual. A união de esforços entre sociedade civil, poder público e o investimento social privado é fundamental para o desenvolvimento dos territórios de forma articulada, consistente e perene”, destaca a gerente de projetos do Instituto Alcoa, Monica Espadaro.
A trajetória da Incubadora Social de Poços de Caldas teve início em 2005. “A aprovação no programa de apoio a projetos locais vai viabilizar a execução do projeto, mais uma iniciativa da Incubadora Social que visa ampliar as possibilidades de inclusão produtiva do nosso público”, destaca a técnica de referência da Incubadora Social, a terapeuta ocupacional Patrícia Belchior de Ávila.
PROJETO GEPETO- O “Projeto Gepeto” tem como premissa buscar a ampliação e qualificação das atividades realizadas pelo serviço, para ampliar a oferta de oficinas por meio de aquisição de novos equipamentos e maquinários, como também através da qualificação dos participantes envolvidos no projeto como forma de favorecer a autonomia pessoal e socioeconômica. Serão três oficinas, com aulas semanais e workshops mensais. A primeira oficina, ministrada pelo artista plástico Daniel Ribeiro, educador social da Incubadora, será de marcenaria artesanal. A segunda será de pintura em madeira, ministrada pela artesã designerMyrelle Godoi, também educadora social da Incubadora. Já a terceira oficina vai abordar a formação em gestão do trabalho. Todos os encontros serão realizados na sede da Incubadora Social e ministrados pela equipe técnica da Incubadora Social. Ao final de cada turma, uma coleção de produtos será lançada e comercializada e a renda obtida será revertida de forma integral a quem os produziu. Serão utilizados todos os canais de venda da própria Incubadora Social, como site, na loja física que se encontra no Terminal Rodoviário e também nas feiras de rua, Expo-Arte de Rua e Fearpo.