10/03/2021 às 14h16min - Atualizada em 10/03/2021 às 14h16min

Dormir bem - você conhece a importância disso? (Parte 2)

Dra. Camila Beltrame - dracamila.beltrame@yahoo.com
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google

 
E lá se foi uma semana! Como passa rápido o tempo, né?!
Já percebeu o quanto o tempo tem sido curto para que consigamos realizar todas as nossas tarefas e compromissos?
E a noite de sono, então? Geralmente deitamos e a sensação que temos é de que o despertador soou de forma precoce.
 
Hoje, conforme prometido na semana passada, quero passar a vocês algumas dicas sobre como ter um sono de melhor qualidade - praticando o que chamamos de Higiene do Sono.
 
Dica 1: Crie a rotina de deitar sempre no mesmo horário - no máximo às 23h.
Dica 2: Certifique-se de se alimentar no máximo 2 horas e meia antes de deitar - o estômago cheio prejudica o sono, pois impede o relaxamento ideal do corpo.
Dica 3: Crie em seu quarto um ambiente favorável: sem iluminação artificial - ou seja, completamente escuro ao deitar; silencioso. Isso é imprescindível para a produção de melatonina durante o sono (hormônio do sono), portanto, nada de televisão ligada.
Dica 4: Esteja vestido com roupa confortável. Toda e qualquer peça ou acessório que gere compressão na pele acaba comprometendo o sono - por estímulos aos receptores de pressão da pele.
Dica 5: Todos os eletroeletrônicos fora do quarto - evitando assim a emissão de ondas eletromagnéticas que podem comprometer o seu sono. Acredite! Isso é muito sério e real.
Dica 6: Colchão com densidade adequada, um travesseiro especial para sua estrutura física fazem muita diferença.
Dica 7: Mantenha a temperatura do quarto mais baixa (20-22°C). Um quarto quente ou muito frio prejudicará a noite de sono.
Dica 8: Evite banhos quentes antes de dormir. Eles promovem relaxamento, porém o corpo precisa de baixar a sua temperatura corporal para induzir o sono.
Dica 9: Gaste energia durante o dia, isso melhorará a qualidade de seu sono; porém, evite atividades físicas no período da noite, elas aumentam a adrenalina e isso pode acabar comprometendo o seu sono.
Dica 10: Evite grandes quantidades de líquido no período da noite - evitando assim o despertar para ir ao banheiro.
Dica 11: Caso acorde na madrugada - nada de entrar no celular ou acessar redes sociais (deixe para ler o Brand-News pela manhã). A luminosidade da tela inibirá ainda mais o sono. Opte por algum livro ou revista de papel.
Dica 12: Evite o consumo de álcool. Ele aumenta o metabolismo, impedindo também o relaxamento corporal.
Dica 13: Deixe os pensamentos e problemas fora do seu quarto - não durma com o inimigo - isso gera ansiedade e preocupações extras, impedindo um sono de qualidade.
Dica 14: Ainda está complicado? Pratique meditação ou respiração guiada, isso contribui muito para o relaxamento do corpo e mente.
 
Gostaram das dicas?
Tudo na vida requer prática, paciência e persistência. Confie! Faça a sua parte! E vamos nessa.
Forte abraço e até semana que vem, se assim Deus permitir.


 

 


 
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores

 
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